Numa organização conjunta da sociedade Filarmónica de Recreio Artístico da Amadora, da Junta de Freguesia da Falagueira / Venda Nova e da Federação de Triatlo de Portugal, o II Duatlo da Amadora reuniu, na tarde de véspera de Páscoa, perto de duas centenas de duatletas para a disputa de duas competições distintas.
Pelas 15h de sábado, dia 26, foi dado o tiro de partida para o Campeonato Nacional de Grupos de Idade de Duatlo. Caracterizado por ser um campeonato dividido por mais escalões do que nos formatos competitivos usuais, esta competição reconheceu 13 novos campeões nacionais em masculinos e 7 novas campeãs em femininos. No final dos 4,8km de corrida, 20,1km de ciclismo e 2,5km de corrida, essencialmente planos e mas que ficaram marcados pela presença de chuva, os primeiros a terminar foram David Coelho, SFRAA Triatlo, e Pauline Vie, Alhandra Sporting Club.
Contudo, sendo esta uma competição reservada aos grupos de idade e que careceu de classificação absoluta, os lugares mais altos do pódio de cada escalão etário foram ocupados pelos seguintes atletas que se sagraram campeões nacionais: Pauline Vie, Alhandra Sporting Club, e Rafael Mendes, CNCVG, em 16-17 anos; Maria Medeiro, Clube Olímpico de Oeiras, e Leonardo Aniceto, Sport Lisboa e Benfica, em 18-19 anos; Eduarda Vidigueira, Águias de Alpiarça, e Diogo Silva, Rio Maior Triatlo, em 20-24 anos; Pedro Ribeiro, Rio Maior Triatlo, em 25-29 anos; Sheila Azevedo Marques, Clube Olímpico de Oeiras, e Rui Dolores, AMICICLO Grãndola, em 30-34 anos; Ana Lopes, Sporting Clube de Portugal, e David Coelho, SFRAA Triatlo, em 35-39 anos; Céu Nunes, Clube Olímpico de Oeiras, Rui Narigueta, Clube Olímpico de Oeiras em 40-44 anos; Susana Almeida, Clube Olímpico de Oeiras, e Luís Duarte, Tri-Oeste, em 45-49 anos; Carlos Manuel Silva no grupo de idade 50-54 anos; António Moura, Peniche A. C., nos 55-59 anos; Carlos Cabrita, Louletano, em 60-64 anos; Fernando Pombo, Teleperformance – Os Belenenses, nos 65-69 anos; e Carlos Matias, AMCR Fonte Grada, em 70-74 anos.
Foi também disputada uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar e que antecedeu a prova do CN de Grupos de Idade. Após 2km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida, num percurso similar ao disputado na competição que seguidamente arrancaria, os vencedores foram Maria Tomé, do Olivais e Moscavide, e Pedro Fernandes, do Lusitano. Carolina Nunes Ganhão, Sport Lisboa e Benfica, e Ana Machado, Clube de Natação da Amadora, completaram o pódio feminino em segundo e terceiro lugar, respectivamente, enquanto que o masculino foi fechado por Nuno Silva e Eduardo Mourato, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
O próximo fim de semana albergará um dos maiores eventos do nosso calendário. Em Quarteira será disputada a Taça da Europa para Elites e Júniores no sábado e a Taça de Portugal de Triatlo no domingo. Será mais uma grande oportunidade para assistir a alguns dos maiores nomes do triatlo internacional ao vivo, assim como para poder nadar, pedalar e correr nos mesmos percursos. Esperamos, mais uma vez, encontrar a família do Triatlo reunida.