Realizou-se hoje mais uma etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. À partida para esta penúltima etapa as contas para os clubes apresentavam-se renhidas, com a particularidade de, no caso das senhoras, o Garmin Olímpico de Oeiras apresentar até hoje total hegemonia nas vitórias em etapas do Campeonato. No entanto, tanto no lado masculino como no feminino da competição as diferenças ainda podiam ser feitas e chegamos mesmo a assistir a mudanças de posições nos pódios do ranking do Campeonato.
Na prova feminina, à partida para a competição, a equipa favorita à vitória na etapa tendo em conta as prestações anteriores seria o Garmin Olímpico de Oeiras. No entanto, devido a mudanças significativas no que toca aos elementos que alinharam à partida das três equipas no pódio final, a vitória coube ao Alhandra Sport Clube (ASC) seguido do Sporting Clube de Portugal (SCP) e por fim o Garmin Olímpico de Oeiras. No lado individual da competição a vitória coube à atleta do Sporting Clube de Portugal Katarina Larsson que conseguiu terminar a prova com uma vantagem significativa sob as adversárias e alavancar a posição final do SCP na classificação por equipas. O pódio ficou completo com Ana Filipa Ferreira (ASC) e Sheila Marques (GOO). Feitas as contas da classificação do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo o pódio feminino mantém-se mas encurtam-se as diferenças entre as 3 primeiras classificadas. O Alhandra está agora a escassos 20 pontos da primeira equipa classificada, o Garmin Olímpico de Oeiras. Resultados que deixam tudo em aberto para a etapa final a disputar em Torres Vedras.
No que toca ao lado masculino da competição podemos afirmar que houve diferenças em relação ao que aconteceu na prova feminina quer do lado da classificação individual quer do colectivo. Para esta prova, inegavelmente, o favorito à vitória individual absoluta da competição seria o Sérgio Silva (GOO). Vindo de 2 vitórias consecutivas em etapas do Campeonato acabou mesmo por confirmar o favoritismo com a terceira vitória deixando para trás qualquer concorrência e impingindo os melhores parciais nos dois segmentos de corrida. O pódio individual ficou completo com Pedro Gaspar (Portugal Talentus) com o seu terceiro pódio consecutivo em etapas do Campeonato e com João Ferreira (GOO). No lado colectivo da competição verificamos, de novo, uma hegemonia do Garmin Olímpico de Oeiras, sendo que as diferenças fizeram-se sentir nos restantes lugares e chegou mesmo a haver alterações no que toca ao pódio no ranking do Campeonato. O segundo lugar na prova colectiva foi garantido pelo SFRAA Triatlo seguido pelo Clube de Triatlo do Fundão com o 3º lugar. O Alhandra Sporting Clube, 7º classificado, acabou por não conseguir garantir a vantagem que lhe permitiria manter-se no 2º lugar do Campeonato e acabou por cair na classificação, deixando que o Clube de Triatlo do Fundão e o SFRAA Triatlo assumissem, por agora, os 2º e 3º lugar respectivamente.
Sobra uma etapa para as equipas prepararem e fazerem sentir a sua vontade de assumir uma posição no Campeonato. A última etapa realiza-se a 19 de setembro em Torres Vedras.