Realizou-se na tarde de sabado em Torres Vedras a última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. A prova foi disputada na distância standard (10km – 40km – 5km) e serviu para acertar as contas finais da competição.
No lado feminino apenas se apresentaram para a disputa do título três formações, Garmin Clube Olímpico de Oeiras, Alhandra Sporting Clube e Sporting Clube de Portugal. Qualquer um dos clubes poderia sair vencedor final do Campeonato e foi possível observar uma prova bastante tática da parte das intervenientes. Em termos colectivos a vitória na etapa coube à formação do Alhandra Sporting Clube (Ana Filipa Ferreira/Ana Filipa Sampaio/Sofia Hipólito) que soube, de forma exemplar, fazer uma boa gestão de esforço em equipa e garantir o triunfo na etapa. As atletas do Alhandra foram seguidas no pódio pelo Sporting Clube de Portugal e Garmin Olímpico de Oeiras que saíram relegados para segundo e terceiro lugar, respectivamente, nesta etapa.
No que toca à competição individual pudemos observar uma excelente prestação da Liliana Alexandre. A atleta do Sporting Clube de Portugal foi capaz bater-se pela liderança da prova desde os seus momentos iniciais. Cumpriu os primeiros 10km de corrida acompanhada pela Sheila Marques (Garmin Olímpico de Oeiras) e no inicio do segmento de ciclismo foi capaz de se isolar. Manteve, a solo, a liderança da prova durante os 40km de ciclismo e toda a corrida final de 5km.
A competição masculina foi marcada por uma disputa mais aguerrida em termos colectivos. Completaram a prova cerca de 12 formações e a proximidade entre pontuações à partida para esta etapa deixava tudo em aberto para as contas finais do Campeonato. No entanto saiu, mais uma vez, vencedor coletivo o Garmin Olímpico de Oeiras. A equipa composta por José Estrangeiro, Jorge Duarte e Rui Narigueira mostrou superioridade, tendo sido estes mesmos atletas a fechar o pódio em termos individuais. Relegaram para segundo lugar o SFRAA Triatlo e para terceiro o Clube de Triatlo do Fundão.
À semelhança da prova feminina, em termos individuais, a competição masculina observou igual hegemonia por parte de um atleta. José Estrangeiro liderou a prova desde o seu momento inicial e nunca abandonou a frente da corrida. Cumpriu os 10km iniciais acompanhado pelo atleta do Núcleo Sportinguista da Golegã, João Vieira, mas acabou por realizar todo o percurso de ciclismo a solo. À saída para o segundo segmento de corrida já liderava a competição com cerca de 1 minuto de vantagem. Saiu vitorioso sobre os companheiros de equipa Jorge Duarte e Rui Narigueira que fizeram segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Feitas as contas finais do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, sagram-se campeões nacionais as formações do Garmin Olímpico de Oeiras em Masculinos e do Alhandra Sporting Clube em Femininos. O pódio feminino fica completo pelo Garmin Olímpico de Oeiras e pelo Sporting Clube de Portugal, segundo e terceiro respectivamente. Enquanto o pódio da competição masculina é completado pelo SFRAA Triatlo e pelo Clube de Triatlo do Fundão, segundo e terceiro respectivamente.
Fotografia: FTP, Clarisse Henriques