O Triatlo Caminha, que recebeu o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo, realizou-se no dia 29 de maio.
Mais uma edição do emblemático Triatlo Longo de Caminha, prova que contou com bom tempo, mas também com o vento a aumentar a dificuldade nos segmentos da natação e da corrida.
A natação desta primeira etapa do Nacional de Triatlo realizou-se no rio Minho, a levantar-se vento na altura da partida o que dificultou o trajeto. Foram disputadas duas provas, o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo com 1900 metros de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida uma competição na distância standard com 1500 metros de natação, 44km de ciclismo e 10km de corrida.
Filipe Azevedo e Rafael Domingos, ambos do Estoril Praia Credibom, destacaram-se na frente da natação, ganhando sensivelmente 1’ de vantagem em relação aos outros triatletas, com Azevedo a continuar a destacar-se no ciclismo e permanecendo assim durante toda a prova, alcançando a vitória da geral com o tempo de 03:43:11, tal como tinha sucedido em 2020.
«A prova correu bastante bem, tinha o objetivo de ajudar o clube o máximo que fosse possível.» O atleta do Estoril Praia refere um segmento de natação difícil, mas que conseguiu sair na frente com Rafael Domingos. «Sabia que tinha um ciclismo forte e a metade do percurso percebi que tinha uma boa vantagem de três ou quatro minutos, pelo que seria difícil apanharem-me. O objetivo de ajudar a equipa a alcançar o título nacional de clubes foi cumprido». Caminha é uma prova que Filipe gosta muito de participar salientando que «é muito positivo ter eventos destes a acontecer em Portugal».
João Ferreira, do CNATRIL Triatlo, conquistou a segunda posição 03:50:52 e Cristobal Dios, dos Marretas do Norte, recuperou posições no ciclismo para alcançar terceira posição da geral com o tempo de 03:54:59.
Por equipas masculinas, foi o Estoril Praia Credibom que venceu esta etapa do nacional de clubes com Filipe Azevedo, Gil Maia e José Cabeça.
O CNATRIL Triatlo alcançou a segunda posição do pódio com João Ferreira, Sérgio Dias e Luis Moleiro e os Marretas do Norte subiram ao pódio na terceira posição com Cristobal Dios, Duarte Pais e José Lima.
No setor feminino, foi Raquel Rocha, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, que saiu na frente da natação, com a inglesa Lottie Lucas, do Estoril Praia Credibom, a conseguir também um forte primeiro segmento tendo partindo juntas para o ciclismo. A atleta do Estoril Praia chegou a liderar o ciclismo, mas Raquel Rocha conseguiu posicionar-se na frente da prova, sendo a primeira atleta a chegar ao parque para a segunda transição; uma penalização de cinco minutos cumprida no setor da corrida retirou as hipóteses de Raquel em alcançar o pódio.
Lottie Lucas alcançou a primeira posição da geral feminina com 04:24:03, com Ana Filipa Santos a passar a meta 25’’ depois com 04:24:28 para ficar na segunda posição. Liliana Veríssimo subiu ao pódio no terceiro lugar com 04:28:33.
«Uma cidade maravilhosa, fez-se sentir o vento no percurso de natação e ciclismo o que tornou estes segmentos muito desafiantes. Foi muito duro, com o calor na corrida, mas o público foi espetacular», afirma Lottie Lucas, atleta britânica a viver no Dubai.
Ana Filipa Santos, que interrompeu as competições durante mais de um ano por causa da maternidade, explica que «estava mentalizada para sofrer do princípio ao fim da prova, o que aconteceu principalmente no ciclismo. Comecei a correr na segunda posição, consegui passar para a frente, mas na última volta acusei o esforço e quebrei, não tendo conseguido alcançar a primeira atleta».
Vitória feminina para a equipa do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, com Ana Filipa Santos, Raquel Rocha e Mariana Marques, o Estoril Praia Credibom subiu ao pódio na segunda posição com Lottie Lucas, Mariana Brugger e Priscila Gonçalves e a fechar o top 3 esteve o OutSystems Olímpico de Oeiras com Liliana Veríssimo, Maria Medeiro e Rita Spínola.
Triatlo de Caminha distância standard
Na prova feminina foi Ana Ramos, do Alhandra Sporting Club, que venceu a competição disputada na distância standard, com 02:18:45. Andrea Iglesias Carballido, do A. D. Tri-Penta Terras de Lugo, foi segunda classificada com 02:23:12, mais 04’27’’ que a primeira triatleta a cruzar a meta e Rita Monteiro, do Clube de Futebol Os Belenenses, ficou na terceira posição com 02:32:29.
No setor masculino João Gonçalves, do Clube de Futebol Os Belenenses, venceu esta prova, com German Montoto Pereira, Club Triatlon Mar de Vigo, a alcançar a segunda posição e Eduardo Gonçalves, do A. R. Casaense, a subir ao pódio na terceira posição.
Parabéns a todos os que superaram mais um objetivo no Triatlo de Caminha!
Veja todas as classificações aqui
O IX Triatlo Longo de Caminha foi organizado pela Câmara Municipal de Caminha, a Federação de Triatlo de Portugal e a Associação de Triatlo de Caminha.
As próximas etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo serão disputadas no dia 27 de junho no Triatlo do Mogadouro e no dia 22 de agosto no Douro Triatlo.