O número de atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal bateu o recorde que resistia desde 2022. Neste momento, são 3810 os praticantes registados, dos 6 aos 82 anos, quando faltam ainda cerca de dois meses para o final da época desportiva.

“Este é um número que reflete a dinâmica que a modalidade que tem vindo a conquistar ao longo dos últimos anos. Muito para além do trabalho da FTP, este é um resultados dos clubes, dos treinadores, dos dirigentes, do impacto dos resultados e da exposição da nossa seleção em Paris 2024,  assim como da dedicação de toda a família do triatlo que não se cansa de inovar, acrescentar valor à modalidade e querer sempre chegar a mais gente. Estamos todos de parabéns, ainda que, tendo em conta o número de pedidos de licenciamento que temos recebido, estamos certos de que este número vai continuar a crescer até ao final desta época”, explica Sérgio Dias, presidente da FTP.

O recorde de licenciados surge numa altura em que a modalidade parece cada vez mais capaz de atrair estreantes. Como exemplo disso, é de destacar os mais de 200 participantes na prova aberta do triatlo de São Martinho do Porto, no passado fim-de-semana. As provas abertas permitem a participação de atletas não licenciados na FTP.

Em 2022, o triatlo tinha registado a meta de 3.800 licenciados e em outubro do ano passado eram 3560. Isto é, no último ano, o número de atletas inscritos da FTP cresceu cerca de 10%.

Quer licenciar-se na FTP? Aqui fica a lista de clubes que podem ser úteis no processo.