Portugal conquistou hoje duas medalhas de bronze no Campeonato do Mundo de Duatlo que decorreu em Avilés, Espanha, através de João Ferreira Pereira e Madalena Almeida.
João Ferreira Pereira foi bronze na prova de sub-23, cumprindo o percurso na distância “standard” [10 km de corrida, 40 km ciclismo, 5 km de corrida] em 01:46:07. Ainda em sub-23, Rafael Domingos, foi quinto classificado (01:49:18).
“Foi um resultado inesperado, afinal foi a minha segunda prova na distância standard [10 km de corrida, 40 km ciclismo, 5 km de corrida] e ainda por cima num Mundial. A minha estratégia foi de correr forte no primeiro segmento por forma a integrar-me na frente do ciclismo e depois, no segundo segmento de corrida, dar tudo e não deixar nada cá dentro…”, confessou João Ferreira Pereira.
Na prova de juniores femininos, Madalena Almeida completou o percurso de 5km de corrida a pé, 20 km de bicicleta e mais 2,5 km de corrida em 00:59:16, numa prova ganha pela suíça Dela Sclabas (00:58:55) e em que a inglesa Kate Waugh foi medalha de prata.
“Sabia que estava em boa forma e podia alcançar um lugar no pódio. Era muito importante para mim, até a nível psicológico, pois fui infeliz no Europeu de Triatlo [a semana passada, em Lisboa] porque caí no ciclismo e não consegui terminar a prova. Hoje tudo correu bem e consegui o meu objectivo.”
Em Elite Feminina, Ana Filipa Santos foi 7ª classificada, numa prova em que teve a seu lado Rita Lopes, que corria no escalão sub-23. Infelizmente, esta foi desclassificada numa decisão polémica quando disputava a medalha de bronze do seu escalão etário.
A nova campeã do Mundo de Duatlo de Elite feminina é a britânica Emma Pallant.
Finalmente, em juniores masculinos, Francisco Luís conseguiu um excelente 8º lugar numa prova ganha pelo inglês Alex Yee. Tiago Leão foi o segundo melhor português, em 10º lugar, Leonardo Aniceto foi 14º e Diogo Nóbrega 17º.