Uma semana depois dos excelentes resultados conquistados em Kitzbuhel João Pereira volta a sagrar-se Campeão da Europa de Triatlo e a colocar a bandeira Nacional no topo europeu da modalidade. Desta feita em Dusseldorf, Alemanha, na competição de hoje, dia 24 de Julho, dedicada à distância Sprint. Prova onde João Silva também foi um dos grandes protagonistas do dia e replicou o pódio da semana passada ao conquistar o terceiro lugar neste Campeonato da Europa de Triatlo Sprint.
No final do primeiro segmento de competição, composto por 750m de natação, os dois triatletas lusos já integravam o primeiro grupo e procuravam a disputa dos principais lugares do campeonato. David Luís e Miguel Arraiolos surgiam à saída da água momentos depois e trabalharam para chegar à frente da competição durante o ciclismo. No final dos intensos 20,8km, onde os triatletas lusos pedalaram de olhos postos no objetivo principal, o grupo da frente da prova chegou à transição com um grande numero de triatletas na sua composição. Após a primeira volta de corrida João Perreira surgia na frente da prova em posição de disputar as medalhas e não voltou a perder a liderança da competição até cortar a meta final. O francês Pierre Le Corre foi segundo classificado e João Silva, a apenas 4 segundos de Pereira, cortou a meta na terceira posição.
Os dois portugueses registaram os melhores parciais da prova no segmento final e colocaram, mais uma vez, Portugal no topo do Triatlo europeu. Miguel Arraiolos saiu forte para o último segmento da prova e, com uma sólida prestação, conquistou o 16º posto da grelha final. David Luís cortou a meta na 26ª posição.
Em competição também estiveram presentes duas representantes lusas na competição feminina. Vanessa Fernandes e Melanie Santos enfrentaram a elite europeia ao longo de 750m de natação, 20,8km de ciclismo e 5km de corrida. Um formato mais curto do que o habitual em provas do escalão Elite que, à semelhança do que aconteceu na prova masculina, trouxe mais intensidade e competitividade à competição do Campeonato da Europa de Triatlo.
À saída da água era Melanie Santos que liderava a prova entre as atletas portuguesas ao sair integrada no primeiro grupo da competição. Vanessa Fernandes surgia num grupo perseguidor e durante o percurso de ciclismo juntou-se à frente da prova. O numeroso grupo que se formou na liderança chegou compacto à transição e as triatletas que o integravam foram forçadas a disputar a prova ao longo da corrida. No final do último percurso da competição foi Vanessa Fernandes a primeira portuguesa a cortar a meta ao classificar-se no 11º lugar do Campeonato da Europa de Triatlo. Melanie Santos cumpriu uma boa prestação e terminou a prova no 15º lugar.
A competição feminina foi ganha pela triatleta da casa Laura Lindemann que se sagrou Campeã da Europa de Triatlo Sprint. A suiça Jolanda Annen foi segunda classificada ao bater, ao sprint, a checa Vendula Frintova que concluiu o pódio feminino na terceira posição.
Através da conquista destes resultados Portugal volta a subir ao lugar mais alto do pódio europeu da modalidade. Tornando-se este um momento histórico para as nossas cores de uma forma geral e para João Pereira e João Silva, em particular, que em apenas duas semanas conquistaram títulos e medalhas europeias.