A comitiva lusa, composta por sete triatletas, marcou presença na etapa da Taça da Europa de Triatlo em Altafulla. Um evento que recebeu alguns dos melhores triatletas a nível mundial e que ficou marcado pela beleza marítima da cidade catalã e pela exigência competitiva imposta sob o formato de percursos de desnível acentuado aliados ao calor intenso que se fez sentir.

Domingo, dia 2 de Julho, Helena Carvalho e Andreia Ferrum integraram o pelotão feminino e, juntamente com todas as senhoras em competição, deram inicio ao evento ao serem as primeiras a enfrentar as águas do mediterrâneo. No final de 750m de segmento inicial surgiam isoladas na frente duas atletas. A norte-americana Summer Cook fez-se acompanhar da brasileira Vittoria Lopes e as duas encabeçaram a competição feminina com uma vantagem que lhes permitiu gerir a posição de liderança. À saída da água Helena Carvalho posicionava-se com destaque no primeiro grupo perseguidor do duo americano onde se manteve até inicio da corrida. A triatleta portuguesa apresentou bons indicadores e após 20km de ciclismo e 5km de corrida cortou a meta na 10ª posição. Andreia Ferrum saiu um pouco mais atrasada da natação e, apesar de seguir no segundo grupo do ciclismo, cumpriu uma boa prestação no decorrer da prova e terminou no 14º lugar.

Summer Cook correu para a vitória e cortou a meta em primeiro lugar com uma vantagem superior a um minuto para a segunda classificada. A espanhola Inês Santiago cortou a meta no segundo lugar e a italiana Ilaria Zane foi terceira.

Na frente masculina o número de portugueses que procuraram em Altafulla a conquista de importantes pontos internacionais foi maior. Pedro Gaspar foi o primeiro triatleta luso à saída da água mas o azar da competição condicionou a sua presença. Em posição perfeita de disputar um dos principais lugares no grupo da frente da prova, Gaspar, 3º no final da natação, foi vítima de problemas mecânicos que o acabaram por afectar ao longo de todo o segmento de ciclismo. João Ferreira e Alexandre Nobre, ambos com boas prestações no segmento de natação, integraram o primeiro grupo do ciclismo onde disputaram a dureza dos percursos de desnível acentuado. Ferreira respondeu de melhor forma à intensidade do pelotão internacional e cumpriu uma boa corrida de 5km que lhe permitiu cortar a meta na 15ª posição. Alexandre Nobre terminou no 23º lugar. A competir no segundo grupo do ciclismo, André Dias cumpriu uma prova que lhe permitiu cortar a meta na 41ª posição. Gil Maia perdeu tempo valioso dentro de água e terminou a prova no 46º posto. Pedro Gaspar foi 52º.

A vitória na competição masculina foi levada a cabo por Uxio Abuin Ares. O triatleta internacional espanhol, que tem provado estar num bom momento de forma, cortou a meta à frente do seu colega de seleção Antonio Benito. Jordi Gracia, também espanhol, encerrou o pódio masculino na terceira posição.

 

Resultados Feminina

Resultados Masculina