Realizou-se hoje a Taça da Europa de Quarteira 2018, elite feminina e masculina, uma prova que se realiza desde 2009.

A competição iniciou com a elite feminina, às 13h45, com o tempo a apresentar-se solarengo a partir da manhã, embora com algum vento e o mar picado, condições desfavoráveis para a competição do triatlo. A prova teve um excelente ambiente, conseguido pelo público entusiasta, pela música envolvente e pelo ecrã gigante que transmitiu a prova em direto. A performance e o nível competitivo dos triatletas fizeram o resto.

Helena Carvalho fez uma excelente natação

Helena Carvalho fez uma excelente natação saindo na frente na natação

Na prova feminina, Helena Carvalho saiu em primeiro da água, com um belíssimo tempo, a espanhola Anna Contreras em segundo e Melanie Santos –  que nadou sempre na frente com a sua compatriota –  saiu em terceiro.

«Sou boa nadadora e correu-me bem este segmento como é habitual, mas a agitação marítima faz com que cada uma nadasse por si o que se tornou muito cansativo, não conseguimos ir em grupo», explica Melanie Santos.

Helena Carvalho teve alguma dificuldade ao montar na bicicleta, o que atrasou o seu tempo. A Melanie continuou com bom ritmo no ciclismo, fez uma fuga onde se manteve até à primeira metade deste segmento, que tinha no total 6 voltas, acabando a triatleta por perder posicionamento nas últimas 3 voltas.

Algumas atletas femininas em prova como a Helena Carvalho – que saiu em primeiro da água – e a Madalena Almeida ou a Andreia Ferrum foram no grupo perseguidor, onde ainda começou  Liliana Alexandre que depois acabou por ficar para trás. Madalena Almeida e Andreia Ferrum fizeram um excelente tempo de ciclismo e entraram no parque de transição muito bem posicionadas.

A Melanie fez nova fuga na corrida e manteve-se no percurso deste segmento sempre lado a lado com a francesa Sandra Dodet. As duas continuaram no seu ritmo, sem que nenhuma delas se destacasse, até serem alcançadas pelo grupo perseguidor, onde estava a suíça Julie Derron e também a espanhola Anna Contreras.

«Como fomos só as duas, eu e a Sandra, até chegámos a abrandar o ritmo, mas quando o grupo perseguidor nos alcançou tivemos que acelerar!» disse Melanie

De destacar a excelente prova de Madalena Almeida que participou no seu primeiro triatlo olímpico de sempre, sempre a ritmo forte, tendo quebrado um pouco na corrida, embora com recuperação, ficando em 14º lugar. Andreia Ferrum e Helena Carvalho conseguiram boas prestações, ficando em 19º e 20º respetivamente.

Julie Derron, de nacionalidade suíça, fez uma excelente corrida, conseguindo vencer a competição, com uma diferença de 2 segundos em relação ao segundo lugar de Melanie Santos.

Em primeiro lugar ficou Julie Derron, com 02:07:56, a ocupar o segundo lugar no pódio e no seu melhor resultado de sempre nesta prova ficou Melanie Santos com 02:07:58 e na terceira posição a francesa Sandra Dodet com 02:08:00.

Pode ver todos os resultados aqui

Como decorreu a competição masculina da Taça da Europa de Quarteira?

O nível competitivo foi sempre muito elevado, a começar na partida

O nível competitivo foi sempre muito elevado, a começar na partida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A prova da elite masculina realizou-se às 16h30, com o mar muito batido e a dificultar o ritmo. De salientar que o campeão nacional de triatlo David Luís fez uma excelente prestação na natação, não conseguindo manter o ritmo no segmento do ciclismo e sem ter alcançado o ritmo habitual no percurso da corrida.

As condições do estado do mar condicionaram as prestações, o que fez atrasar um pouco os triatletas portugueses.

Dorian Coninx, que esteve presente na conferência de imprensa, fez uma excelente prestação ao longo de toda a prova, com três segmentos exemplares, nadando isolado, saindo com destaque em todos os segmentos, conseguindo manter um ritmo muito elevado no ciclismo e na corrida.

Esta Taça da Quarteira 2018 fica marcada por um grupo muito forte na linha da frente onde se encontravam sete elementos, que estiveram sempre ‘a puxar’ entre dois espanhóis, dois franceses, um norueguês, um húngaro e um belga, sem darem hipótese aos atletas perseguidores.

O primeiro português a chegar à meta foi André Dias, que ficou na 18ª posição, seguido de Alexandre Nobre que passou a meta em 20ª, Miguel Arraiolos logo a seguir em 21º e Gil Maia em 23º, num grupo muito coeso que chegou à meta com pouca diferença de tempo.

Gil Maia fez uma boa prestação nesta Taça de Quarteira 2018

Gil Maia fez uma boa prestação nesta Taça de Quarteira 2018

Quem ganhou esta Taça da Europa de Quarteira 2017 foi o francês Dorian Coninx, com a marca 01:50:00, destacado da segunda posição que pertenceu a Léo Bergere, com 01:50:45, também de nacionalidade francesa. Em terceiro lugar ficou o norueguês Casper Stornes, com o tempo de 01:50:53.

Todos os resultados aqui

Pode ver a reportagem da Taça da Europa de Quarteira de juniores 2018 aqui