A Federação de Triatlo de Portugal, que usa a abreviatura FTP, nasceu a 16 de outubro de 1989, sucedendo à Associação Portuguesa de Triatlo, criada dois anos antes. A sua sede situa-se na Alameda do Sabugueiro, 1B, Murganhal, em Caxias.
Com estatuto de utilidade pública desportiva, a FTP é membro da European Triathlon Union (ETU) e da World Triathlon (WT), respetivamente, as federações europeia e mundial de triatlo. Também é membro do Comité Olímpico de Portugal (COP), com assento na respectiva Assembleia Plenária, e membro fundador da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
A principal missão da FTP é promover, regulamentar, dirigir e expandir a prática desportiva do triatlo e das modalidades afins – o duatlo e o aquatlo – em todo o território nacional, ao mesmo tempo garantir uma representação condigna dos atletas portugueses em provas internacionais.
FTP tem cerca de 3800 atletas filiados e 120 clubes associados. A modalidade tem crescido em Portugal, fruto naturalmente do trabalho realizado pela federação nacional, mas também pelos clubes, a Associação Regional da Madeira e dos Açores e das autarquias e ainda o apoio das federações europeia e mundial de Triatlo.
A FTP representa a modalidade perante a Administração Pública e as demais entidades públicas e privadas, cabendo-lhe também organizar os respetivos quadros competitivos oficiais – campeonatos nacionais ou regionais – e atribuir os correspondentes títulos.
A composição atual dos órgãos sociais está disponível na nesta página do site da FTP.