As elites abriram a Taça da Europa de Quarteira recebeu no dia 27 de abril
O nosso país recebeu mais uma Taça da Europa de Quarteira, onde as elites femininas e masculinas disputaram uma prova de alto nível com os melhores triatletas nacionais e estrangeiros. A melhor atleta feminina em prova foi Madalena Almeida com um 5º lugar e um extraordinário segmento de corrida, pelo que a triatleta faz um balanço positivo da prova, ao conseguir um Top 5.
Alexandre Nobre foi o atleta nacional que obteve o resultado mais alto com uma 16ª posição. O atleta vinha sentindo indisposição desde a noite anterior, mas estava, mesmo assim, confiante num bom resultado. No ciclismo teve dores abdominais que se acentuaram na corrida pelo que fez quase todo o percurso em visível sofrimento, terminando ainda assim a prova.
Esta é uma das cinco provas internacionais que se realizam em Portugal, a segunda Taça da Europa da época e a primeira primeira competição internacional para muitos atletas e que se insere no critério de apuramento para o Campeonato da Europa.
A prova feminina da elite
A competição feminina foi a primeira a arrancar às 13h45, com Vera Vilaça a revelar uma excelente performance nos dois primeiros segmentos, sendo a primeira atleta a sair da água, formando no ciclismo um grupo de três atletas com Laura Lindemann, da Alemanha e Sophie Alden, da Grã-Bretanha. As três atletas mantiveram-se juntas desde a segunda volta da natação até ao final do segmento do ciclismo, trabalhando em conjunto durante a maior parte do percurso.
Para Vera Vilaça esta prova é ‘apenas o início da época, ainda há muito para trabalhar.’
No entanto, a mesma triatleta refere: «A prova correu muito bem, consegui estar sempre no controlo da prova, alcançar um nível alto nos meus melhores segmentos (natação e ciclismo) e na corrida foi dar tudo o que tinha acabando por conseguir ficar numa boa posição.»
Madalena Almeida, a triatleta nacional melhor classificada em prova, seguiu no grupo perseguidor com oito atletas a cerca de um minuto de diferença do grupo líder. Vera Vilaça descolou na corrida, com Laura Lindemann a arrancar acabando por ficar no ótimo 6º lugar, com 02:09:15.
Madalena Almeida adquiriu vantagem na corrida, ultrapassando a sua compatriota e chegando num excelente 5º lugar, com 02:09:04, uma posição acima de Vera.
«O segmento de natação não foi exatamente como eu esperava, perdemos muito tempo na bicicleta a apanhar os primeiros grupos, mas na corrida senti-me muito bem. Gosto muito de participar nesta prova!» conta Madalena Almeida.
Andreia Ferrum seguiu no terceiro grupo de ciclismo e acabou por terminar na 13ª posição, Lilana Alexandre na 23ª posição, com 02:18:00, em 26ª Inês Oliveira com 02:19:17, Ana Ramos, na 27ª com 02:19:37,
Todos os resultados aqui
Prova da elite masculina da Taça da Europa de Quarteira
Na prova masculina foi Alexandre Nobre o melhor português ao alcançar a na 16ª posição com 01:53:41, mantendo-se no segundo grupo do ciclismo, juntamente com Tiago Fonseca que ficou na 22ª posição com 01:54:41, na sua estreia como elite.
Estes dois atletas seguiam no segundo grupo de ciclismo, que esteve a cerca de um minutos do grupo da frente, distância que o grupo líder foi aumentando, pelo que dificultou o resto da prova.
João Mansos ficou na 31ª com 01:56:29, Digo Silva, Luís Lopes e Guilherme Pires em 41ª, 42ª e 43 lugares com 01:58:28, 01:58:45 e 02:00:07. Bernardo Aguiar ficou em 47º com 02:01:17.
O espanhol Alberto Garcia foi o primeiro atleta a passar a meta, com 01:50:28, seguindo de Ben Dijkstra, da Grã Bretanha com 01:50:29 e quem fechou o pódio foi Vetle Bergsvik Thorn com 01:50:31.