Vasco Vilaça e Ricardo Batista participaram dia 13 de setembro na Taça do Mundo onde conquistaram a 2ª e a 15ª posição respetivamente.
Depois de se ter sagrado vice-campeão do Mundo em Hamburgo, Vasco Vilaça volta aos pódios internacionais com um excelente segundo lugar na Taça do Mundo de Karlovy Vary, República Checa, uma prova disputada na distância olímpica.
Ricardo Batista, Campeão do Mundo de Juniores e Campeão Nacional de Triatlo na Distância Standard, alcançou uma excelente 15ª posição,
Sendo uma prova muito exigente e de elevado nível competitivo, os olhos estavam postos em Vasco Vilaça, atleta revelação do Campeonato do Mundo que se realizou no dia 5 de setembro, a única prova da World Triathlon Series (WTS) onde alcançou o segundo lugar. O triatleta nacional cimentou a sua posição nesta Taça do Mundo ao conquistar a medalha de prata lado a lado com os melhores atletas internacionais, entre eles Vicent Luis, Campeão do Mundo de Triatlo.
Vilaça esteve sempre no grupo da frente do ciclismo com Vicent Luis, Jonas Schomburg, Kenji Nener, Mark Devay e Jonas Breinlinger, aumentando a vantagem em cada volta até cerca de minuto e meio. A perda de contacto de Schomburg com o grupo e uma queda de ciclismo a um quilómetro da segunda transição que envolveu Mark Devay e Kenji Nener, isolou na frente o trio Vilaça,Vicent Luis e Breinlinger. Na corrida, depois de Breinlinger descolar, iniciou-se a disputa Vilaça -Vicent Luis. Ao quilómetro cinco, também Vicent Luis se destacou, chegando sozinho à meta, seguido de Vasco Vilaça 6” depois.
Ricardo Batista posicionou-se no segundo grupo de ciclismo, alcançando uma excelente 15º posição. De salientar que são ambos dos atletas mais jovens em competição, tendo tido pela frente um percurso duro e uma start list muito competitiva. Duas voltas de natação com bastante contacto, seis voltas de ciclismo num trajeto técnico que incluía retornos e uma subida intensa, finalizando com uma corrida dura.
Dos 66 triatletas que iniciaram a prova, apenas 47 a finalizaram, sendo o alcance da medalha de prata e o 15º lugar muito bons indicadores desta nova geração de triatletas.
O francês Vicent Luis, e atual campeão do mundo, alcançou a vitória com 01:52:14, seguido de Vasco Vilaça com 01:52:20 e do belga Jelle Geens, que fechou o pódio com 01:52:34.
Ricardo Batista conquistou a 15ª posição com 01:54:48.
Os dois atletas estão de parabéns com prestações muito consistentes do início ao fim.