João Ferreira, outro triatleta nacional neste IROMAN 70.3, alcançou a 13ª posição.
Realizou-se dia 12 de março o IRONMAN 70.3 Dubai, a primeira prova da temporada para muitos triatletas. Entre a elite participaram dois triatletas portugueses, Filipe Azevedo e João Ferreira.
O nível competitivo foi bastante elevado, já que se tratou da primeira prova da época depois de um ano sem competições, com um futuro desportivo ainda incerto.
«A prova correu bastante bem no geral, fiquei contente com o segundo lugar, não acreditei que conseguisse este resultado até ao final!» O segmento de natação não foi alcançado como planeado, porque Filipe perdeu alguns segundos para o grupo da frente devido ao posicionamento não ser o melhor, saindo no segundo grupo de ciclismo a cerca de 50’’ da frente da prova. «Não me preocupei muito porque sabia que podia recuperar o tempo perdido na bicicleta, já que os atletas que saíram primeiro da água eram melhores nadadores do que ciclistas». Foi efetivamente o que aconteceu, Filipe alcançou os primeiros atletas da prova ao quilómetro 20, aos quais se juntaram muitos mais atletas, tornando o segmento bastante confuso. «Foi complicado, com muitos atletas neste segmento, não foi o ideal para uma prova deste género, e que, juntamente com o percurso plano, fez com que as médias se tornassem altas neste segmento!» A corrida foi dura por causa do clima – estavam cerca de 30º. – e por causa do número elevado de atletas que começou em simultâneo. «Estava em 10º. lugar ao início, depois comecei a passar alguns atletas, estive em 4º até ao quilómetro 14, consegui passar o terceiro atleta, mas fui novamente ultrapassado, ficando novamente na quarta posição. Nos últimos quatro quilómetros, passei o atleta que estava em terceiro, e ainda consegui passar na reta da meta o atleta que se encontrava no segundo lugar». O atleta afirma que foi bastante complicado sprintar no final, depois de 3h30 de prova, mas que ficou contente por ter conseguido este resultado. «Havendo tantos atletas com nível semelhante, penso que a organização devia alterar as regras de modo a evitar a confusão que existe principalmente no segmento de ciclismo».
O triatleta partilhou a sua satisfação pela sua participação numa prova este ano, esperando que não haja mais cancelamentos no resto da época de modo a que todos os atletas possam competir como tanto desejam!
João Ferreira esteve muito forte nos segmentos de ciclismo e corrida, alcançando um excelente 13º. lugar da geral.
Esperamos que em breve seja possível que todos os triatletas possam novamente competir e renovamos os votos de parabéns a Filipe Azevedo e João Ferreira pelos excelentes resultados que revelam ons indicadores naquela que foi a primeira prova da temporada.