No dia 15 de maio a etapa do Campeonato Mundial de Triatlo realiza-se no Japão em Yokohama.
Os triatletas nacionais Helena Carvalho, João Silva e Vasco Vilaça (vice-campeão do Mundo em 2020) irão representar Portugal na prova que marca o reinício da qualificação para o ranking olímpico e a luta para se sagrarem campeões do mundo. Filipe Marques irá competir na prova mundial de Paratriatlo.
O período de qualificação para o ranking mundial e olímpico reiniciou dia 1 de maio, com a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Yokohama a dar o pontapé de saída já no próximo sábado, dia 15 de maio.
Será o primeiro grande teste de condição física para os atletas que têm tido escassas oportunidades de participação em provas mundiais.
Esta etapa do Campeonato do Mundo em Yokohama, disputada na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km de corrida), contará um nível competitivo muito elevado, com a presença dos triatletas mais medalhados do mundo; entre eles estarão o francês Vincent Luís, o atual campeão mundial, que venceu todas as competições em 2020 ou Fernando Alarza, o espanhol que ocupa a segunda posição no ranking tendo já conquistado a medalha de prata e de bronze em Yokohama.
Vasco Vilaça, que se sagrou no ano passado vice-campeão do Mundo com apenas 20 anos, será um atleta na mira do triatlo mundial que, a usar o dorsal 37, tentará ‘escalar’ até um eventual pódio.
João Silva encontra-se também entre os atletas já medalhados em Yokohama, tal como Vincent Luis, Jonnathan Brownlee, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Fernando Alarza, Crisanto Grajales, Bence Bicsak e Dmitry Poliyanskiy.
Yokohama não é uma prova desconhecida para a maioria dos atletas: Dimitry Poliyanskyi já participou oito vezes, Fernando Alarza, João Silva e Henri Schoeman contam com sete provas.
Vasco Vilaça e Tim Hellwig, ambos com 21 anos, serão os atletas mais jovens participar. Por outro lado, teremos tritletas mais experientes com 34 anos, são eles Irving Perez, Crisanto Grajales, Rotislav Pevtsov, Dimitry Polyanskyi Lukas Hollaus.
Na prova feminina, Helena Carvalho irá alinhar com as melhores atletas do ranking mundial, entre elas as três norte-americanas que conquistaram o pódio em 2019: Katie Zaferes, Taylor Spivey e Summer Rappaport. Helena Carvalho, uma das atletas que tem apresentado bons indicadores e poderá integrar a estafeta mista de Tóquio 2020, terá aqui a sua primeira grande prova.
Com a final do Campeonato do Mundo de Triatlo a valer 25% de pontuação, serão considerados os cinco melhores resultados entre seis possíveis para decidir quem é o Campeão Mundial em 2021.
Os pontos atribuídos no Campeonato do Mundo na etapa de Bermuda e de Abu Dhabi, provas adiadas para o segundo semestre do ano, contarão para o ranking de 2022.
Horário em Portugal da etapa do Campeonato do Mundo Yokohama
Madrugada de sábado, 15 de maio, 2h16 – Prova feminina com Helena Carvalho
Madrugada de sábado, 15 de maio, 5h06 – Prova masculina com João Silva e Vasco Vilaça
Noite de sexta, 14 de maio, 22h50 – Prova de Paratriatlo com Filipe Marques
Para além de Yokohama, as provas distribuem-se por mais quatro icónicos locais nas distâncias Standard e Sprint, incluindo a próxima etapa já em Lisboa: cada prova de qualificação, juntamente com os Jogos Olímpicos, atribuirá até 1000 pontos de qualificação.
Outras Competições de qualificação em 2021
Taça do Mundo de Lisboa, 22 e 23 de maio, Portugal (com o único Evento de Qualificação de Estafetas Mistas dia 21 de maio): um dos principais eventos internacionais de triatlo de 2021 e aquele com maior nível desportivo já alguma vez organizado em Portugal: oito medalhados olímpicos presentes, cinco dos seis medalhados olímpicos no Rio de janeiro, nove atletas masculinos e oito atletas femininas do top10 do ranking de qualificação olímpica.
Veja a notícia da Start List de Taça do Mundo de Lisboa
Visite o site oficial da Taça do Mundo e Evento de Qualificação da Estafeta mista aqui
Taça do Mundo de Arzachena, 29 e 30 de maio, Itália
Campeonato do Mundo de Leeds, 5 e 6 de junho, Inglaterra
Taça do Mundo de Huatulco, 12 e 13 de junho, México
Mais informações em www.federacao-triatlo.pt ou www.triathlon.org