Realizou-se no dia 29 de maio, a Taça do Mundo de Arzachena, em Itália.
Alinharam à partida desta prova 57 atletas femininas, entre elas as portuguesas Melanie Santos e Helena Carvalho. A competição, na distância sprint, contou com um percurso muito duro que incluiu muito sobe e desce ao longo das três voltas de ciclismo e das duas voltas de corrida.
Helena Carvalho esteve na liderança do primeiro segmento, juntamente com a brasileira Vittoria Lopes e a húngara Zsanett Bragmayer.
Regressando à praia, as atletas subiram para a transição, com Verena Steinhauser, Helena Carvalho e Audrey Merle na frente do ataque da subida, tendo sido rapidamente apanhadas, formando-se um grupo de 12 atletas logo na primeira descida.
«Foi uma prova duríssima, mas consegui resistir às três voltas de ciclismo no grupo.» Com uma natação ‘normal’, e um ciclismo muito duro sempre no grupo da frente, a corrida não foi nada fácil acusando o desgaste, mas Helena Carvalho conseguiu alcançar uma boa 16º posição, depois de uma excelente prestação equilibrada nos três segmentos.
Melanie Santos não terminou a competição.
Marlene Gomez-islinger, da Alemanha, venceu a prova naquela que foi a sua primeira medalha em Taças do Mundo, depois de ter passado nos últimos metros a suíça Julie Derron, que alcançou a prata. Verena Steinhauser, da Itália, ficou na terceira posição.
Veja todas as classificações aqui