Oito atletas nacionais participaram no dia 5 de setembro na Taça da Europa de Banyoles, categoria de juniores.
João Nuno Batista conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa Júnior de Banyoles, em Espanha, naquela que foi a sua segunda internacionalização e o seu primeiro ano de cadete, com 00:52:21, um excelente resultado numa competição dura, onde o atleta deu tudo para alcançar esta conquista «A prova correu bem, senti-me confortável nos três segmentos, principalmente na corrida que excedeu as expetativas.» Sendo o atleta mais novo na competição, João Nuno realça que ‘é sempre bom trazer uma medalha na segunda prova, da qual não estava de todo à espera’.
Participaram na Taça da Europa Júnior de Banyoles mais sete atletas nacionais, cinco masculinos e três femininos. Alexandre Montez, que tinha vencido a competição em 2020, conquistou a 11.ª posição com 00:52:56, Rodrigo Rodrigues ficou no 30.º lugar com 00:54:31, Alexandre Silva na 33.ª posição com o tempo de00:54:33 e Diogo Tomé passou a meta em 38.º lugar com a marca de 00:55:08.
João Nuno Batista e Alexandre Montez tiveram uma prestação muito boa na natação, saindo com um excelente tempo nas primeiras posições. O ciclismo foi outro segmento muito forte de ambos os atletas, com vários grupos perseguidores a alcançar os primeiros atletas. João Nuno a destacou-se na corrida onde conseguiu impor um ritmo que lhe permitiu apanhar o grupo que seguia na frente constituído por cerca de 10 atletas. Com o sprint final o jovem atleta alcançou a meta apenas a sete segundos do vencedor conquistando o merecido terceiro lugar.
De salientar uma prova muito rápida, de nível competitivo muito elevado, com os primeiros atletas a passar a meta com pouco tempo de intervalo.
A competição foi ganha ao sprint pelo espanhol David Cantero Del Campo com 00:52:14 seguido de Hampus Mansson da Suécia, que alcançou a meta três segundo depois.
Na competição feminina, Matilde Santos foi a atleta nacional mais rápida em prova ao alcançar o 8.º lugar com o tempo de 00:58:52 fazendo três segmentos muito consistentes, Beatriz Santos ficou na 28.ª posição com 01:02:53 e Maria Gonçalves alcançou o 30.ºlugar com 01:03:34.
A vitória foi conquistada por Tilda Mansson, da Suécia, com 00:58:00, seguida de Maria Casals Mojica com o tempo de 00:58:07 que conquistou a segunda posição e de Appoline Foltz, que ficou em terceiro lugar com 00:58:22.
Os atletas muito jovens, alguns deles nas suas primeiras internacionalizações e todos a ganhar uma experiência competitiva e enriquecedora.
Muitos parabéns a todos!