A última de três etapas realizou-se no Duatlo de Grândola no dia 10 de outubro.
O Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo realizou-se no dia 10 de outubro, no Duatlo de Grândola, uma prova que no formato de Estafetas na distância super-sprint com 2000 metros de corrida, 8500 metros de ciclismo e 1000 metros na segunda corrida.
Numa competição muito disputada, a vitória feminina desta equipa foi para o Alhandra Sporting Club com Inês Rico, Ana Ramos e Beatriz Boal.
O CNATRIL conquistou o segundo lugar com Tuxa Negri, Hanna de Sousa e Claire Josquin.
Na terceira posição ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras com as atletas Liliana Veríssimo, Maria Rodrigues e Céu Nunes.
Na prova masculina, foi o CNATRIL que alcançou a vitória da prova com Luis Moleiro, Sérgio Dias e João Ferreira. O OutSystems Olímpico de Oeiras ficou na segunda posição desta última prova do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo com Miguel Agoas Catarino, Antonio Vaz Pedro e Afonso Lopes. O terceiro lugar do pódio pertenceu ao Alhandra Sporting Club com Joaquim Cerqueira, José Tadeia e Afonso Nunes.
Sem grandes surpresas, com provas muito consistentes das três equipas que subiram ao pódio no decurso do Campeonato Nacional de Duatlo ao longo das três etapas que decorreram em Mafra, Arronches e Grândola, o CNATRIL sagrou-se Campeão Nacional de Duatlo em masculinos e femininos com 580 pontos e 610 pontos respetivamente.
Hugo Ribeiro, treinador do CNATRIl, equipa que conquistou o título de Campeões Nacionais de Duatlo, afirma que «apesar de nunca haver garantias, a expetativa era vencer a competição». O técnico explica que a primeira etapa em Mafra foi complicada, uma vez houve vários atletas que não terminaram a prova, o que penalizou a jornada. «Estávamos mais próximos de vencer com a equipa feminina, pois apresentámo-nos na última prova já com duas vitórias alcançadas». Hugo Ribeiro afirma que os atletas que se dedicam à longa distância têm demonstrado grande versatilidade e competitividade noutras disciplinas e vertentes do Triatlo seja na curta distância ou no Duatlo. «Por outro lado, quando a equipa é mais pequena, como é o caso do CNATRIL, que inclui atletas mais novos e outros atletas mais veteranos, é necessário torná-la flexível para poder competir num número tão grande provas em diversos pontos do país, gerindo o esforço dos atletas que estão constantemente a competir, prevenindo as eventuais lesões que possam surgir.» O treinador reforça que é necessário controlar o orçamento limitado, a equipa curta e as ambições de alguns atletas em competir internacionalmente, numa perspetiva de crescimento gradual e consistente, de modo a atingir os resultados planeados.
O OutSystems Olímpico de Oeiras foi vice-campeão em título também em masculinos e femininos com 580 pontos na prova masculina e 550 na competição feminina.
Na terceira posição ficou o Alhandra Sporting Club com a pontuação de 480 na competição masculina, conquistando 400 pontos na prova feminina.
O Duatlo Sprint Contrarrelógio de Grândola 2021 foi uma organização da Câmara Municipal de Grândola e do Clube Amiciclo e contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
Consulte o ranking aqui
Veja a etapa de Mafra aqui
Veja a etapa de Arronches aqui
Muitos parabéns a todos os atletas participantes por mais um objetivo alcançado!