Vasco Vilaça mostrou hoje em Quarteira que o futuro do triatlo nacional está assegurado ao conquistar o ouro na Taça da Europa de Juniores de Quarteira, prova integrada no 15º Triatlo Professor Carlos Gravata Cidade de Quarteira e que neste escalão foi disputada na distância “sprint” (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida).

Vilaça terminou a sua prova em 56 minutos e 18 segundos, batendo em cima da meta o britânico Samuel Dickinson. O terceiro lugar pertenceu a outro britânico, Alex Yee (56m e 39 segundos)

Uma medalha a que se juntou um excelente quinto posto de Gabriela Ribeiro (58m 29), numa prova ganha pela francesa Cassandre Beaugrand (57m05). A segunda classificada foi a britânica Kate Waugh (57m15) e o bronze coube a Alberte Pedersen (57m 33), da Dinamarca.

Imediatamente após da cerimónia de medalhas, Vasco não escondia a felicidade pelo resultado que lhe dá legítimas aspirações a estar presente, para o mês que vem (26 a 29 de Maio) no Europeu de Lisboa – Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship.

“Tinha expectativas muito altas para esta prova mas, ao mesmo tempo, alguma cautela pois terminei muito mal o ano passado, entre os últimos. Mas acreditava que podia classificar-me no ‘top 5’, pelo que esta vitória superou em muito as minhas expectativas! E agora espero estar no Europeu, se o Seleccionador Nacional considerar que mereço.”

Presidente congratula-se pelo “sucesso a toda linha”

No balanço desta Taça da Europa de Quarteira, o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, considerou que o evento foi um “sucesso no plano organizativo e no plano desportivo” :

“Correu tudo dentro das minhas expectativas, a nível organizativo, com a organização a conseguir um excelente evento. Desportivamente, conseguiu até exceder as minhas expectativas, que eram muito altas. Conseguimos dois pódios aqui é excelente, numa prova com um nível altíssimo, em que estiveram presentes atletas olímpicos e outros que, seguramente, estarão nos Jogos Olímpicos do Rio.”

O líder da Direcção da Federação de Triatlo de Portugal elaborou:

“O Pedro Palma só foi batido por um atleta que, em cinco presenças na Taça da Europa de Quarteira, venceu três e foi medalha de prata em outras duas, e que faz parte da elite do Mundial WTS. E hoje tivemos, penso que pela primeira vez, um vencedor nos juniores masculinos, com o Vasco Vilaça, que é um talento incrível da nossa modalidade, a mostrar a qualidade dos nossos jovens triatletas.”

Talentos cuja existência o presidente da Federação atribui ao “excelente trabalho dos técnicos e dos clubes portugueses. Um trabalho que a Federação se limita a apoiar no máximo das suas possibilidades.”

Rio Maior e Alhandra vencem na Taça de Portugal

Bruno Pais (GD Estoril Praia) e Ana Ruz foram os vencedores individuais da segunda etapa da Taça de Portugal, com o Rio Maior Triatlo a sagrar-se vencedor na geral de equipas masculinas e o Alhandra Sporting Clube a subir ao lugar mais alto do pódio na competição por equipas femininas.

A segunda etapa da Taça de Portugal encerra o 15º Triatlo Professor Carlos Gravata Cidade de Quarteira.

Resultados Individuais

Masculinos

1º Bruno Pais (GD Estoril Praia) – 01h06:33

2º Vasco Pessoa (Rio Maior Triatlo) 01h07:54

3º João Mansos Ass. Naval Amorense) 01h08:15

Femininos

1ª Ana Ruz (Individual) 01h09:51

2ª Ana Filipa Ferreira (Alhandra SC) 01h10:28

3ª Bárbara Santos (Rio Maior Triatlo) 01h11:18