O dia hoje ficou marcado pela vitória do Rio Maior Triatlo e do Clube Olímpico de Oeiras na primeira edição do Triatlo da Lagoa da Ervedeira, Leiria. Organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria e da Federação de Triatlo de Portugal, o evento juntou centenas de triatletas que disputaram a 3ª etapa da Taça de Portugal e uma Prova Aberta.
Com partida assinalada na Lagoa da Ervedeira, esta edição inaugural da prova ficou marcada pela novidade de percursos para todos os triatletas e pela diferença entre o primeiro e segundo parques de transição, que contribuíram para um maior dinamismo da prova. Competição disputada em formato sprint, 750m/20km/5km, a 3ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo assistiu a uma cerrada luta pela vitória. Deste modo, a competição feminina foi dominada pelo Rio Maior Triatlo que terminou com uma vantagem de mais de 4 minutos sobre a segunda equipa classificada, o Sporting Clube de Portugal. Depois de duas vitórias consecutivas em etapas da Taça, o Alhandra Sporting Club alcançou o terceiro lugar da geral e encerrou o pódio feminino.
A competição masculina ficou marcada pela forte concorrência entre equipas que deixou uma margem de apenas um minuto entre a primeira e a terceira formação classificada na grelha final. O dia de hoje foi também de estreia para o Clube Olímpico de Oeiras que somou a primeira vitória da época em etapas da Taça de Portugal. Rio Maior Triatlo e Sport Lisboa e Benfica, ambos vencedores das duas últimas etapas, classificaram-se em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Em termos individuais, os vencedores do dia foram Pamella Oliveira, Rio Maior Triatlo, e Tiago Fonseca, Clube Olímpico de Oeiras. A triatleta Internacional brasileira, Olímpica, que treina e compete em Portugal, arrecadou mais uma vitória sobre a concorrência. Liderou a competição desde os seus momentos iniciais e terminou à frente da triatleta do Sporting Clube de Portugal, Liliana Alexandre. Vittoria Mello, Rio Maior Triatlo, fechou o pódio feminino na terceira posição. Nos homens, assistimos a uma prova concorrida até aos seus últimos momentos, onde os primeiros treze triatletas a cortarem a meta o realizaram com menos de um minuto para a liderança. Tiago Fonseca, jovem talento ainda Cadete do Clube Olímpico de Oeiras, realizou o melhor parcial do último segmento da prova e distanciou-se de Danilo Pimentel, triatleta do Rio Maior Triatlo. Duarte Brás, também do Clube Olímpico de Oeiras, terminou a prova na terceira classificação da geral masculina.
A anteceder a disputa da 3ª etapa da Taça de Portugal foi realizada uma Prova Aberta. Destinada a todos os interessados em participar e mostrando-se como uma excelente oportunidade para aqueles que procuram dar os primeiros passos na modalidade, a prova de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2,5km de corrida foi vencida por Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas.
O Triatlo da Lagoa da Ervedeira confirmou-se como mais um grande evento de Triatlo e uma oportunidade para ver e participar em competições nacionais. O próximo fim de semana será marcado por um dos maiores eventos do Calendário Nacional, o Triatlo Longo de Lisboa.