Os irmãos Batista sagraram-se hoje Campeões da Europa de triatlo sprint em Balikesir, Turquia, prova disputada num formato de meias-finais e finais.
O dia começou da melhor forma para Portugal, com João Nuno Batista a juntar o título de Campeão Europeu de Juniores ao título mundial conquistado em Hamburgo há poucas semanas atrás. O jovem triatleta Português venceu destacado na final, à frente do húngaro Zálan Hóbor, segundo classificado, e do italiano Euan de Nigro, terceiro.
À tarde disputaram-se as finais das Elites/Sub-23 com Ricardo Batista a impôr-se ao sprint, batendo o alemão Lasse Nygaard Priester e o neerlandês Richard Murray, conquistando para Portugal e para a família Batista, o segundo título europeu do dia.
Na mesma competição estiveram igualmente os portugueses Gonçalo Oliveira, 21º classificado e Tiago Fonseca, 29ª posição. Já na final B, Afonso do Canto foi 10º, terminando assim na 40ª posição neste Campeonato Europeu.
No setor feminino, Maria Tomé foi a melhor atleta portuguesa, ao terminar no 17º lugar, seguida de Inês Rico na 27ª posição, numa prova vencida pela francesa Mathilde Gautier. Na final B, Mariana Vargem terminou a prova em 19º lugar, classificando-se assim neste Campeonato Europeu na 49ª posição.
Nos juniores masculinos, para além do título conquistado por João Nuno, Portugal obteve a 30ª posição através de Gabriel Santos. Fruto de uma queda na sua semifinal, Gustavo do Canto viu-se impedido de concluir este Campeonato Europeu.
No setor junior feminino, Maria Gonçalves obteve o 5º lugar na final B, obtendo assim a 35ª posição neste Campeonato Europeu.