Arrancou ontem, em Chicago, a disputa pelos títulos mundias de Triatlo nos diferentes escalões da modalidade. Em competição estiveram três triatletas nacionais. Alexandre Nobre (Portugal Talentus) e Filipe Azevedo (C.D. “os Águias de Alpiarça) no escalão Sub23 e Tiago Leão (Nutrimania S.N/Amorense) nos juniores.
A participação Lusa começou da melhor forma com um excelente resultado de Alexandre Nobre nos Sub23. Foi 11º classificado depois de uma penalização de 15 segundos quando seguia em 8º lugar. Fez uma prova “de trás para a frente” tendo integrado, inicialmente, o segundo pelotão no ciclismo. Foi obrigado a recuperar posições já no segmento de corrida, onde acabou por conseguir fazer a diferença frente a adversários diretos ao Top10. A prova acabou por não correr tão bem ao Filipe Azevedo que, por problemas mecânicos no ciclismo, foi forçado a abandonar a competição.
O título de Campeão do Mundo de Sub23 foi entregue a Jacob Birtwhistle (AUS). O atual 24º do ranking WTS bateu David Castro Fajardo (ESP) e Nan Oliveiras (ESP) no segmento de corrida. Os espanhóis completaram o pódio e classificaram-se em 2º e 3º lugar respectivamente.
Ainda no mesmo dia, foi disputada a prova no escalão júnior. Originalmente planeada para ser um triatlo na distância sprint, a competição acabou por ser alterada para o formato de duatlo devido a más condições climatéricas. O representante Nacional foi Tiago Leão que procurou o melhor na sua primeira experiência em campeonatos do Mundo. Foi 30º classificado numa prova ganha pelo brasileiro Manoel Messias. Peer Sonksen (GER) e Léo Bergere (FRA) completaram o pódio final.
As provas realizadas no dia de hoje, exclusivo às competições femininas, vão sofrer alterações de horários e de percursos. Devido às más condições meteorológicas e como medida de segurança a prova do escalão Sub23, onde compete a Melanie Santos, foi alterada para o formato sprint (750m – 20km -5km). A prova das atletas juniores, onde competem a Alexandra Santos e a Madalena Almeida, passa para as 15:30 horas locais, sendo que a Elite feminina arranca às 13 horas.