Alexandre Nobre sagrou-se vice-campeão da Europa de Triatlo de Média Distância, na prova disputada este sábado (22 de junho), em Coimbra. O triatleta português completou os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 3h38m29s, a apenas 13 segundos do vencedor, o espanhol Antonio Lopez Benito. O pódio ficou fechado com o terceiro lugar do sérvio Ognjen Stojanovic, com o tempo final de 3h39m06s.
“Estou muito orgulhoso e muito satisfeito por este título de vice-campeão da Europa, especialmente por ter sido conseguido em Portugal, em Coimbra, na presença dos meus amigos e da minha família. Apesar de ter sido uma prova de mais de três horas, foi discutida praticamente ao sprint com o atleta espanhol. Ainda acreditei que podia ganhar, mas o segundo lugar foi bastante honroso e estou bastante satisfeito com esta medalha de prata num Europeu. Sem dúvida que esta aposta na média e longa distância está a dar frutos e é uma forma de ser compensado por tantos anos de trabalho e dedicação à modalidade”, explicou Alexandre Nobre no final da prova.
O prova de média distância colocou um ponto final no Europeu Multisport que se disputou em Coimbra, entre 14 e 22 de junho, e que contou com a maior participação portuguesa de sempre, 306 atletas inscritos em sete variantes: triatlo e média distância, aquabike, aquatlo, duatlo e triatlo cross, duatlo sprint e standard. No total, mais de 4.600 atletas de 34 nacionalidades.
A semana de competições em Coimbra ficou ainda marcada pelo ouro do júnior Dinis Ferreira no triatlo Cross, a prata de Hugo Figueiredo (sub-23) no duatlo sprint, e o bronze de Luísa Miranda também no escalão júnior de triatlo cross.