A 12.ª edição do Duatlo de Arronches recebeu a terceira etapa do CNC de Duatlo na distância sprint e uma prova aberta.
No dia 23 de fevereiro de 2020 realizou-se o Duatlo de Arronches com partida no na pista de atletismo do Estádio Municipal de Arronches. Os atletas sairam do estádio em direcão à direção da vila de Arronches, percorreram duas voltas circulares com algum desnível no centro da vila em piso de asfalto e empedrado. O ciclismo foi realizado numa volta única em asfalto em boas condições e diferentes tipos de terreno. Depois da última volta de corrida, os atletas dirigiram-se para a meta que se encontrava no Estádio Municipal de Arronches.
Resultados das equipas do Duatlo de Arronches
O Alhandra Sporting Club venceu a competição com Gabriela Ribeiro com o tempo de 01:05:39, Pauline Vie com 01:08:36 e Luana Quaresma com 01:17:20. Na segunda posição ficou o CNATRIL Triatlo com Raquel Rocha, com o tempo de 01:10:49, Tuxa Negri que fez 01:12:41 e Natália Guilherme com 01:17:54. «A equipa feminina teve uma grande prestação por parte das nossas atletas, que merecem este resultado», afirma Hugo Ribeiro, treinador do CNATRIL. .
O OutSystems Olímpico de Oeiras fechou o pódio feminino por equipas com Andreia Ferrum com 01:08:09, Céu Nunes com 01:14:48 e Carina Tomás com a marca de 01:20:58.
O OutSystems Olímpico de Oeiras fechou o pódio feminino por equipas com Andreia Ferrum com 01:08:09, Céu Nunes Carina Tomás com a marca de 01:20:58. Nas equipas masculinas, o CNATRIL Triatlo foi o clube vencedor, com José Estrangeiro com 00:57:58, Sérgio Dias com 00:58:26 e Carlos Santos Silva com 01:03:04. Hugo Ribeiro, treinador do CNATRIL, afirma que «as expetativas eram elevadas porque tinham uma equipa masculina consistente que incluiu José Estrangeiro, um atleta de grande capacidade, embora orientado para a longa distância.» Estas provas de início da temporada funcionam como treino para as competições mais importantes da longa distância. Hugo Ribeiro fala de uma equipa forte, destacando José Estrangeiro e João Ferreira no panorama nacional. «Os resultados são fruto do nosso trabalho, nesta primeira vez que aceitamos o desafio do duatlo». Quanto ao resto da época, o treinador considera que o clube está preparado para enfrentar os desafios que aí vêm, com realização da prova do Powerman a conferir bons indicadores, com dois atletas do clube a subirem ao pódio desta competição.
O OutSystems Olímpico de Oeiras ficou na segunda posição, com Rui Narigueta com 00:58:34, André Duarte com 01:01:39 e Pedro Lomba com 01:01:39.
O SFRAA Triatlo subiu ao terceiro lugar do pódio com Nuno Preciado com 00:58:52, Claudio Paulinho com 01:01:24 e David Preciado com o tempo de 01:01:51.
Resultados individuais do Duatlo de Arronches
Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club, foi a primeira atleta a cortar a meta com 01:05:39, depois de um percurso que já conhece bem. «É uma prova fantástica, com uma corrida um pouco difícil por causa do ‘sobe e desce’ e do ciclismo com vento, mas esta é uma prova fantástica onde gosto muito de participar», partilhou a vencedora deste Duatlo de Arronches.
Andreia Ferrum, do OutSystems Olímpico de Oeiras, alcançou a segunda posição com 01:08:09 «uma prova com um percurso diferente do habitual e que considera interessante e um pouco difícil pela altimetria da corrida». Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, fechou o pódio com 01:08:36, estando a ganhar ritmo competitivo para o resto da época.
António Barata, do Sport Lisboa e Benfica, foi o grande vencedor do Duatlo de Arronches, com 00:57:26, passando a meta ao sprint com Hugo Figueiredo, do Sporting Clube de Portugal, que ficou na segunda posição. O atleta do Benfica diz que «foi uma prova tática», ficando obviamente contente com a vitória, enquanto Hugo Figueiredo disputou os primeiros lugares, mostrando-se forte nesta competição.
José Estrangeiro, do CNATRIL Triatlo, voltou aos pódios do nacional de duatlo sprint com um terceiro lugar que disse ser «muito bom!».
O XII Duatlo de Arronches foi organizado pela Câmara Municipal de Arronches e contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das associações locais.
Muitos parabéns a todos os atletas e clubes!