Durante a tarde de hoje, dia 11, Arronches foi o palco de disputa da segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores. Num evento recheado de competitividade e emoções que contou com a presença de duas centenas de atletas, a vila alentejana foi o centro da modalidade e observou ao domínio, coletivo e individual, do Alhandra Sporting Club.
Com partida assinalada no centro de Arronches, o início da competição ficou marcado pela forte competitividade na frente masculina. No final dos 5km de corrida que compuseram o primeiro segmento da prova, cerca de 16 elementos chegaram juntos à zona de transição e lançaram-se no segmento de 20,5km de ciclismo. Durante o percurso rápido e com excelentes condições de asfalto as alterações na liderança da prova não se fizeram sentir de forma conclusiva, deixando a decisão da vitória da prova para o segmento final. Com o melhor parcial no último percurso de corrida, 2,5km, Tiago Pinto sagrou-se vencedor da segunda etapa do Campeonato. O jovem do Alhandra Sporting Club foi o mais forte e superou, por curta vantagem, João Reis do Fátima Escola de Triatlo. Hugo Silva Pereira, Teleperformance – Os Belenenses, encerrou o pódio masculino na terceira posição.
Gabriela Ribeiro foi a grande vencedora da competição feminina. A duatleta, também do Alhandra Sporting Club, foi a mais rápida no primeiro segmento da prova, manteve-se no grupo da liderança durante o ciclismo e voltou a provar ser a mais forte corredora durante o último percurso de atletismo. Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, foi segunda e Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, terminou a prova no terceiro lugar da geral feminina.
No que tocou à classificação do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores observamos à sagração de quatro campeões nacionais. Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, e João Reis, Fátima Escola de Triatlo, sagraram-se campeões nacionais no escalão Cadete e Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, e Tiago Pinto, Alhandra Sporting Club, no escalão Junior.
Em termos coletivos o Alhandra Sporting Club foi a formação mais forte em prova. Reforçou a liderança na competição feminina, somando a segunda vitória consecutiva, e igualou o Outsystems Olímpico de Oeiras na frente masculina com uma vitória em etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. Em segundo lugar, também nas duas frentes, classificou-se o Outsystems Olímpico de Oeiras.Enquanto o terceiro foi ocupado pelo Núcleo do Sporting da Golegã, em femininos, e pelo Ludens Machico/Máxima Dinâmica, em masculinos.
Na mesma tarde foi realizada uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar. Maria Romão e Oscar Jociles foram os mais fortes ao longo dos 2,7km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida que completaram a prova.
Organização da Câmara Municipal de Arronches e da Federação de Triatlo de Portugal, o nono Duatlo de Arronches marcou mais um grande evento da modalidade em Portugal.