Este fim de semana a cidade de Esposende foi palco de dois dias de competições que reuniram triatletas de todas as idades. Sábado, dia 1 de Julho, foi reservado aos mais novos e, consequentemente, dia de Campeonato Nacional Jovem. Uma etapa que ficou marcada pela vitória do Sport Lisboa e Benfica que dessa forma demonstrou intenção de continuar a disputar o campeonato. No domingo, 2 de Julho, as atenções estiveram voltadas para a realização de mais uma etapa da mítica competição da Taça de Portugal de Triatlo onde, por sua vez, o Alhandra Sporting Club foi dominante ao sair vitorioso nas frentes feminina e masculina.
Foram mais de quatro centenas o número de triatletas inscritos para disputar a nona etapa do Campeonato Nacional Jovem. Uma prova que, depois de três etapas consecutivas disputadas em aquatlo, voltou a trazer ao campeonato toda a magia da nossa modalidade. A prova ficou marcada por toda a irreverência, harmonia e vontade de competir dos nossos jovens triatletas que foram desafiados a percorrer distancias entre 50m de natação, 1km de ciclismo e 400m de corrida e 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida.
Ao longo da zona ribeirinha da foz do Cávado os triatletas do Campeonato Nacional Jovem competiram com as cores dos seus clubes vestidas e, entre todos os participantes, destacamos os vencedores dos distintos escalões. Nos Benjamins foram Ana Marcelino e David Teló, Sport Lisboa e Benfica, os primeiros a cortar a meta e a subir ao mais alto lugar do pódio. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Manel Bartolomeu, Fátima Escola de Triatlo, venceram no escalão de infantis. Nos Iniciados, Bruna Belo, ACD Jardim da Serra, e Vasco Teló, Sport Lisboa e Benfica, triunfaram entre toda a concorrência. Enquanto Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e Alexandre Silva, Sport Lisboa e Benfica, saíram vitoriosos no último escalão das competições Jovem, os Juvenis.
Em termos coletivos o Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor. A formação lisboeta voltou às vitórias na competição nacional depois de um interregno de quatro etapas consecutivas. Etapas vencidas por parte do Alhandra Sporting Club que, em Esposende, terminou no segundo lugar do pódio e continua na liderança do CN Jovem. O último lugar do pódio foi conquistado por intermédio do Clube de Natação de Torres Novas que, por uma diferença de apenas 6 pontos, distanciou-se do Fátima Escola de Triatlo, quarto classificado.
Domingo foi dia de realização de mais uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo. A histórica competição coletiva nacional trouxe até à cidade bracarense um enorme número de clubes e atletas que procuraram a conquista de importantes pontos e o usufruto de condições impares para a prática da modalidade. Com um percurso peculiar de natação, cumprida em linha a favor da corrente, e a paisagem natural da foz do Cávado como pano de fundo durante os segmentos de ciclismo e de corrida a prova ficou marcada pela oferta competitiva aliada à beleza natural.
Ao longo de 850m de natação, 19,5km de ciclismo e 5km de corrida a competição pela Taça de Portugal de Triatlo fez-se sentir nas duas frentes. Nas senhoras foi Ana Ramos a primeira a cortar a meta. A triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras registou um dos melhores parciais de corrida da prova e cortou a meta no primeiro lugar. Com a curta diferença de apenas um segundo Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, foi a segunda mais rápida da competição feminina. Sendo o terceiro lugar do pódio ocupado pela sua colega de equipa Ana Filipa Ferreira.
Nos homens Vasco Vilaça, Sport Lisboa e Benfica, esteve em grande destaque ao sagrar-se vencedor do Triatlo de Esposende. O recente Campeão da Europa de Juniores confirmou a inegável qualidade que o consagrou como tal e destronou toda a concorrência no derradeiro segmento da competição. Ricardo Batista, Clube de Natação de Torres Novas, foi segundo classificado a apenas 8 segundos de Vilaça e Tiago Fonseca, Outsystems Olímpico de Oeiras, encerrou o pódio masculino na terceira posição.
Coletivamente a vitória foi levada a cabo pelo Alhandra Sporting Club que conquistou o lugar mais alto do pódio nas duas frentes da competição. Em femininos o Sporting Clube de Portugal e o Outsystems Olímpico de Oeiras completaram os lugares de pódio ao serem segundo e terceiro, respectivamente. O Outsystems Olímpico de Oeiras também esteve em destaque na competição masculina ao conquistar o segundo lugar. Em terceiro terminou o Clube de Natação de Torres Novas.
Em Esposende também houve espaço para a realização de uma Prova Aberta destinada a todos os interessados em participar. Apresentou-se como uma excelente oportunidade para quem procura dar os primeiros passos na modalidade e desafiou todos os participantes ao longo de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. No final foram Niki, Varzim Sport Club, e Iván Vidal os primeiros a cortar a meta.
O VI Triatlo de Esposende – “Esposende um privilégio da natureza”, foi uma organização da Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal, que se pautou pela oferta competitiva aliada à beleza natural. Recebemos perto de sete centenas de triatletas de todas as idades que aceitaram o convite de participar num belo evento de dois dias e que celebraram a nossa modalidade através da disputa de competições nacionais.