Realizou-se no dia 28 de abril a terceira etapa da Taça de Portugal no XVIII Triatlo de Quarteira
Foi num dia de muito sol, calor e com temperaturas quase de verão que decorreu a terceira etapa da Taça de Portugal, uma a prova disputada na distância sprint e que contou com cerca de 450 inscritos.
Apesar de muitos dos nossos age groups estarem no Campeonato do Mundo Multisport de Pontevedra que se realiza de 27 de abril a 04 de maio, foi uma prova muito participativa.
O mar estava calmo, ao contrário do ano anterior que foi marcado pela ondulação e pelo mar agitado, embora estivesse alguma corrente.
Criou-se como habitualmente um dinâmico e colorido ambiente antes da partida, com os atletas a fazerem o aquecimento e a experimentarem a temperatura da água. Pela organização que envolve, Quarteira tem sempre características especiais, entre elas o apoio incondicional e entusiasta do público.
A prova começou às 11h com os triatletas a nadaram em direção à bóia para completarem o trajeto sprint de 750 metros, seguindo-se a transição para os 20km de um trajeto ciclismo pouco técnico e bastante rolante, apenas com uma subida a assinalar. O segmento de corrida de 5km é aquele que conta com maior apoio do público que se junta no acolhedor Passeio Marítimo de Quarteira a aplaudir os atletas nacionais.
Resultados desta terceira etapa da Taça de Portugal
O Alhandra Sporting Club venceu esta etapa da Taça tanto na prova masculina como feminina e o clube, que tinha ainda atletas nas seleção nacional, deixou o treinador Rafael Ribeiro muito satisfeito: «Ficámos muito contentes já que estamos sempre a lutar pelos lugares cimeiros, e tínhamos três atletas importantes que estavam a participar na Taça da Europa como a Gabriela Ribeiro, Inês Rico ou Ana Ramos mas, ainda assim, as atletas fizeram uma boa prova com excelentes resultados para o Clube».
Na opinião de Rafael Ribeiro, Quarteira tem um sabor especial na vitória porque conta com o envolvente apoio da assistência, o que contagia positivamente os atletas. «Cada um deu o seu melhor e isso é que é importante», conta o treinador do Alhandra, que este ano está à frente dos atletas. Tínhamos quatro atletas na frente, pelo que correu muito bem»!
Na prova feminina foi o Alhandra Sporting que venceu a competição com Ana Filipa Ferreira que completou a competição em 01:09:40, vencendo também a geral, Joana Oliveira com 01:10:49 e Ana Filipa Sampaio, com 01:14:57.
A vencedora da competição, atleta do Alhandra Sporting Club que foi também o vencedor por equipas refere um segmento de natação um pouco difícil devido ao «ao elevado número de participantes, mas que ainda assim conseguiu sair bem posicionada.» No ciclismo, a Ana Filipa Ferreira tentou alcançar a primeira atleta, cujo desgaste se refletiu na primeira volta de corrida, ritmo que recuperou na segunda volta, acabando por retomar o ritmo e alcançar a meta em primeiro lugar. «Nunca crio expectativas para as provas pelo que não que tinha pensado na possibilidade de ganhar, fui para esta competição com o objetivo coletivo de vencermos a etapa e fiquei muito satisfeita por ter alcançado esta meta!»
Na segunda posição ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras com Maria Medeiro com 01:16:18, Beatriz Santos com 01:17:37 e Bibiana Farias com 01:23:52.
O Louletano fechou o pódio com Jana Advani com o tempo de 01:18:05, Marina Zaborskaya com 01:20:03 e Sara Sá com 01:20:43.
Em masculinos, novamente o Alhandra Sporting Club a subir ao mais alto lugar do pódio, com Afonso Nunes com o tempo de 01:02:18, Nuno Ribeiro com 01:02:45 e João Pinto com 01:03:18 e Rafael Ribeiro com 01:04:10.
Na segunda posição ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras com Afonso Feijão com 01:02:08, Afonso Garcia com 01:03:09, José Cabeça com o tempo de 01:03:24 e André Silva com 01:06:59.
O Clube de Natação de Torres Novas alcançou a terceira posição com os atletas Gonçalo Mendes com 01:03:00, Abel Afonso com 01:03:31, João Correia com 01:05:06 e Duarte Santos com 01:05:34.
Competição individual: Absolutos femininos
Ana Filipa Ferreira, do Alhandra Sporting Club, ganhou a competição geral feminina, seguindo-se Joana Oliveira, também do Alhandra e Lúcia Vera Cruz, do Sporting Clube de Portugal ficou na terceira posição com com 01:12:34.
Competição individual: Absolutos masculinos
João Bernardo Queirós, individual, foi o primeiro atleta a passar a meta, vencendo à geral com 01:01:34. A segunda posição foi para Afonso Feijão, do Outsystems Olímpico de Oeiras, com 57 01:02:08 e a fechar o pódio foi a vez de Miguel Fortunato, do Rio Maior Triatlo, com 01:02:11.
Segue-se o Triatlo de Oeiras a dia 5 de maio que inclui o Campeonato Individual de elites, cadetes e juniores e uma prova apuramento para o Campeonato da Europa de Youth, veja notícia aqui
Veja notícia da Conferência de Imprensa aqui
Veja notícia da Taça da Europa de Quarteira aqui
Veja a notícia da Taça da Europa de Juniores de Quarteira aqui
Todos os resultados aqui