O Campeonato Nacional de Cross realizou-se em Marvila no arranque da época e na retoma do calendário em Abrantes.
O Campeonato Nacional de Cross foi constituído por duas etapas, a primeira no II Duatlo de Marvila que se realizou dia 26 de janeiro, sendo a segunda disputada a 19 de julho integrada no X Duatlo João Campos em Abrantes.
Campeonato Nacional de Clubes Cross (masculino)
O Duatlo de Marvila foi a primeira prova do calendário 2019, uma competição na distância sprint que se realizou no Parque da Bela Vista, Lisboa, contando com a participação dos principais triatletas de cross nacionais, alguns deles a participar neste percurso pela primeira vez.
Rui Dolores, do Amiciclo de Grândola, o clube que conquistou o título nacional masculino, afirmou que foi uma excelente prova para iniciar a época, ‘reunindo ótimas condições para uma prova Cross, já que inclui percursos de alguma dificuldade física e técnica, mas que simultaneamente está ao alcance maioria dos atletas que queira experimentar a modalidade.’
O percurso técnico realizou-se em circuito, o que em geral agradou aos triatletas que correram 5km na primeira corrida, pedalaram 18km em BTT e correram 2,5km na segunda corrida.
Na primeira prova de BTT do calendário, a vitória foi para o Amiciclo de Grândola, com o SFRAA Triatlo a alcançar a segunda posição e o Grupo Desportivo da Goma a conquistar o terceiro lugar.
Na segunda e última etapa disputada no X Duatlo João Campos em Abrantes, uma prova que se realizou no pós pandemia, o Amiciclo de Grândola venceu novamente a competição, com o OutSystems Olímpico de Oeiras a subir ao pódio na segunda posição e o Clube Praças da Armada no terceiro lugar por equipas.
O Amiciclo de Grândola sagrou-se novamente Campeão Nacional de Clubes de Cross, com 210 pontos ao vencer as duas etapas do Campeonato, o Outsystems Olímpico de Oeiras foi vice-campeão com 190 pontos e o SFRAA Triatlo conquistou a terceira posição também com 190 pontos.
Campeonato Nacional de Clubes de Cross (feminino)
Na primeira etapa que se realizou em Marvila, o percurso física e tecnicamente exigente pôs à prova as qualidades necessárias para o BTT, sendo o Clube Desportivo da Goma, uma equipa que aposta nesta vertente, o grande vencedor desta primeira prova do calendário.
O OutSystems Olímpico de Oeiras alcançou a segunda posição e o Clube Oriental de Lisboa ficou no terceiro lugar.
Já a segunda prova desta competição decorreu no Parque Urbano de São Lourenço em Abrantes. O percurso contou com um desnível significativo, incluiu terreno irregular e zonas de passagens estreitas, sendo realizado maioritariamente em terra batida.
Nesta etapa, o Alhandra Sporting Club subiu ao primeiro lugar do pódio, o OutSystems Olímpico de Oeiras conquistou novamente a segunda posição e o Núcleo do Sporting da Golegã foi o terceiro da classificação de clubes femininos.
O OutSystems Olímpico de Oeiras foi Campeão de Clubes de Cross feminino, com 190 pontos, tendo participado nas duas etapas da época 2020.
Parabéns a todos os participantes e aos clubes e atletas pelas suas boas prestações!
Veja todos os rankinks aqui