A árbitra Ana Pessegueiro, há vários anos ao serviço do triatlo, foi nomeada Embaixadora da Ética no Desporto pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A Bolsa de Embaixadores da Ética Desportiva é composta por pessoas do mundo do desporto e de outros quadrantes da sociedade, e os seus membros têm por missão a prossecução dos desígnios do Programa Nacional de Ética no Desporto (PNED), nomeadamente a promoção e vivência dos valores do fair-play, respeito pela verdade desportiva e sã convivência entre os agentes das várias modalidades.

A Federação de Triatlo de Portugal decidiu candidatar Ana Pessegueiro a tal nomeação por entender que a sua experiência e responsabilidade, tanto na regulação de comportamentos e atitudes em prova, como na promoção de valores e ações fora do ambiente competitivo, justificam que desempenhe um papel fundamental junto do PNED.

Ana Pessegueiro já deu mostras do seu compromisso e empenho no programa do Cartão Branco, procurando em diversas provas retratar momentos que comprovassem que o triatlo é uma modalidade onde a ética desportiva impera.

Pelo seu testemunho e ações concretas da defesa do lado bonito da nossa modalidade, Ana Pessegueiro é a nova Embaixadora da Ética no Desporto.