No dia 18 de fevereiro realizou-se o 1º Duatlo de Braga Cross, para o Campeonato Nacional de Clubes.
Realizou-se pela primeira vez este Duatlo em Braga, que foi também a prova inaugural do Campeonato Nacional de Clubes cross. O evento, que incluiu também uma prova aberta, teve uma organização conjunta da Câmara Municipal de Braga e do Clube TriBraga e contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
Num dia de inverno com muito sol e céu azul, alinharam à partida cerca de 160 atletas. O duatlo com a distância sprint contou com um percurso de BTT com algumas zonas de subidas acentuadas.
As vencedoras femininas foram…
Sheila Marques, do Outsystems Olímpico de Oeiras, venceu a prova com o tempo de 01:35:43, seguida de Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, que passou a meta aos 01:45:20. A terceira classificada foi Marisa João, também do Outsystems Olímpico de Oeiras, que fez a prova em 01:47:28.
Conversámos com a vencedora do I Duatlo de Braga Cross que elogiou a competição, tanto a organização como o ambiente que considerou espetacular. «Adorei a prova, o percurso estava muito bem marcado, o que ajuda a concentrarmo-nos só na prova e no esforço físico e técnico que temos que fazer. Não havia lugar para enganos, estava sempre uma fita ou um voluntário para nos indicar o caminho». Com 35 anos e um filho com quatro, Sheila tem que se organizar entre o trabalho no Ministério de Justiça, a família e os treinos diários. «Treino cerca de seis vezes por semana, e muitas vezes em rolos em casa, com o meu filho a desenhar ou a pintar ao meu lado. A primeira classificada conta-nos um pouco sobre o percurso da prova. «A prova foi dura, com algumas partes técnicas e subidas, principalmente no percurso de BTT, com 5km a subir muito e 3km a descer. Mas eu prefiro assim», remata a nossa duatleta. Quanto às expectativas em relação à competição, Sheila não estava à espera de ganhar, já que se tem dedicado mais ao BTT e menos ao atletismo, que era antigamente o seu segmento forte. «Eu nunca parto a proteger-me, e hoje imprimi logo o meu ritmo, saí da corrida em primeiro e depois foi continuar a aumentar a distância», explica.
Sheila começou com 15 anos, chegou a estar no Centro de Alto Rendimento, mas parou aos 20 para começar a correr sem grandes objetivos competitivos. Depois de nascer o filho, decidiu regressar ao Duatlo e às competições. As próximas provas serão alguns Duatlos, principalmente de BTT, e o campeonato nacional de maratonas de BTT que é o seu forte. «Sei o esforço que faço para treinar e conjugar com a vida profissional e familiar, e fico feliz quando tenho resultados», afirma Sheila Marques.
Os homens que foram ao pódio!
Quem conquistou o primeiro lugar em masculinos foi Nelson Gomes, do G.D. Goma, que fez uma marca de 01:19:14. O segundo atleta a chegar à meta foi David Coelho, do SFRAA Triatlo, que completou a prova 40’’ mais tarde, com o tempo de 01:19:54. Rui Dolores, do Amiciclo Grândola, fez terceiro no pódio com 01:20:13.
Nelson Gomes tem 36 anos, é professor de Educação Física e residente em Moimenta da Beira. Quando lhe perguntámos o que achou desta competição, explicou-nos que a considerou bem organizada e com um percurso com subidas acentuadas na parte do BTT.
O atleta do G.D. Goma começou no atletismo, mas parou de correr há 10 anos, para depois se iniciar no BTT. Um dia um colega convidou-o para entrar numa competição: «Foi nos campeonatos regionais em Tabuaço e fiquei em primeiro lugar», recorda o duatleta. Com treinos diários (de BTT, ciclismo ou corrida), e com horários irregulares, a hora para treinar depende da vida profissional. «Muitas vezes treino de manhã, mas acontece também treinar à hora do almoço ou à tarde», explica Nelson. O atleta do G.D Goma confessa que não tem cuidados especiais com a alimentação e conta à FTP que os próximos objetivos competitivos passarão por fazer alguns campeonatos regionais de Duatlo e também algumas provas de atletismo, modalidade em que já foi campeão regional de Corta Mato Longo – Associação de Atletismo de Viseu.
Foi o primeiro Duatlo Cross em Braga, uma jornada com sucesso, pelo que esperamos que seja o primeiro de muitos. Parabéns à organização em Braga – capital europeia de desporto – e a todos os atletas!