O Douro Triatlo Internacional foi uma organização da Associação Triathlon Lamego Club em parceria com as Câmaras Municipais de Lamego, Peso da Régua, Armamar e Tabuaço, e com o apoio técnico da Delegação Regional de Triatlo do Norte e da Federação de Triatlo de Portugal. O evento foi realizado ao longo do fim de semana com a participação de triatletas de todas as idades que disputaram uma etapa do Campeonato Nacional Jovem e o Campeonato Nacional de Triatlo Longo de Grupos de Idade.
Bruno Pais e Vanessa Pereira foram as mais altas figuras das competições ao terem conquistado a principal prova do evento. Ao longo dos 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida que percorrem algumas das mais belas paisagens do país, mais de uma centena de triatletas procuraram um lugar no pódio do Campeonato Nacional de Grupos de Idade. Vanessa Pereira procurou a liderança na competição feminina durante o segmento de ciclismo, após uma natação muito forte por parte de Rita Maria Lopes, triatleta do Mc Donald´s/Tribraga. A experiente triatleta internacional que representa o Atlético CP Triatlo assumiu a liderança da competição e não a voltou a perder até cruzar a meta. Assim, Vanessa Pereira sagrou-se vencedora absoluta da competição e Campeã Nacional no grupo de idade 25-29. Rita Maria Lopes segurou a segunda posição até final e sagrou-se Campeã Nacional no escalão 20-24. O pódio absoluto foi completado por Liliana Verissimo, Louletano, que conquistou o título Nacional no escalão 30-34. Tivemos ainda vitórias em diferentes escalões, como foi o caso de Alexandra Vicente, Triatlo Clube Tap, no escalão 35-39, Marisa João, Mouzinho Aventura, no escalão 40-44 e de Filomena Gomes, Clube Olímpico de Oeiras, no escalão 45-49.
A competição masculina ficou marcada pela a vitória de Bruno Pais. O internacional português, duplo Olímpico, que representa o Grupo Desportivo Estoril Praia, demonstrou mais uma vez a sua qualidade inigualável no segmento de ciclismo e conquistou a vitória absoluta na competição. Com uma vantagem de mais de 8min sobre o segundo classificado, colega de equipa Rodrigo Baltazar, Bruno Pais sagrou-se Campeão Nacional no escalão 35-39. Rodrigo Baltazar, Grupo Desportivo Estoril Praia, e Sergio Marques, Atlético CP Triatlo, ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente, tanto no pódio absoluto da competição como no escalão 35-39 do Campeonato Nacional. De referir ainda as prestações dos campeões nacionais dos diversos escalões: Fábio Azinheirinha, Clube Olímpico de Oeiras, em 20-24; José Maestre em 25-29; João Oliveira, DNMG, em 30-34; Rui Galinha, Núcleo do Sporting da Golegã, em 40-44; Miguel Miranda, em 45-49; Pedro Quaresma, Clube Millenniumbcp, em 50-54; José Varela, Louletano, em 55-59.
Sábado foi reservado às competições do Campeonato Nacional Jovem. Com partida e chegada assinaladas na Folgosa – Armamar, os jovens talentos procuraram a conquista de importantes pontos na disputa do Campeonato. Desta feita competiram no formato de triatlo e percorreram distâncias alinhadas com os diversos escalões. A formação mais forte voltou a ser o Sport Lisboa e Benfica após um domínio de duas etapas consecutivas por parte do Alhandra Sporting Club. A formação de Alhandra segurou a segunda posição na classificação colectiva e deixa em aberto a decisão do Campeonato Nacional. O Núcleo do Sporting da Golegã conquistou, pela primeira vez esta época, a terceira posição na geral.
Em termos individuais os pequenos vencedores nos diversos escalões foram: Diana Marcelino, Sport Lisboa e Benfica, e Hugo Rocha, Clube de Natação da Amadora, nos Benjamins; Beatriz Boal, Clube Natação do Cartaxo, e Tomás Prudêncio, Sport Lisboa e Benfica, nos Infantis; Carolina Campos, Núcleo Sportinguista da Golegã, e Daniel Santos, Associação Naval Amorense, em Iniciados; e Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, e João Protásio, Sport Lisboa e Benfica, no escalão de Juvenis.
Foi desta forma que o Triatlo do Douro marcou mais um fim de semana de competições. Desta feita o último do mês de Agosto, marcado pela disputa de dois campeonatos nacionais para triatletas de um grande número de escalões. Agradecemos a presença de todos os participantes e esperamos encontrar mais em Montemor-O-Velho, próximo evento onde será disputada a derradeira etapa do Campeonato Nacional Jovem e a Taça de Portugal de Triatlo, nos dias 3 e 4 de Setembro.