Primeira etapa do Circuito Mundial realizou-se no dia 15 de maio em Yokohama, Japão.
Os triatletas nacionais Helena Carvalho, João Silva e Vasco Vilaça (vice-campeão do Mundo em 2020) representaram Portugal na primeira etapa do Campeonato do Mundo que se realizou dia 15 de maio em Yokohama, Japão, reiniciando a qualificação para o ranking olímpico e a luta para o título europeu.

Disputada na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km de corrida), estiveram presentes os triatletas mais galardoados do mundo, alguns deles já anteriormente medalhados em Yokohama como Jonnathan Brownlee, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Fernando Alarza, Crisanto Grajales, Bence Bicsak, Dmitry Poliyanskiy e o atleta nacional João Silva.

 

A falta de ritmo competitivo, acentuado pelo atípico ano de 2020, suscitou a curiosidade sobre o desenrolar desta primeira prova internacional, tendo Vasco Vilaça sido mencionado várias vezes pela sua prestação no ano passado e por se tratar de um dos atletas mais jovens em prova.

Vilaça fez uma natação consistente terminando este segmento no top 20, posicionando-se no grupo de frente de ciclismo que se tornou muito numeroso, chegando a incluir 40 atletas. Vilaça posicionou-se na frente para a transição para a corrida, tendo sido o primeiro atleta a iniciar o terceiro segmento, mas sem conseguir acompanhar o ritmo elevadíssimo dos atletas da frente. O norueguês Kristian Blummenfelt, com uma corrida fortíssima, acabou por conseguir superiorizar-se em relação aos adversários com quem seguia, vencendo a competição com 01:42:55. Na segunda posição ficou Jelle Geens, da Bélgica, com 01:43:05 e o norte-americano Morgan Pearson,- que conseguiu ultrapassar Alex Yee que seguia na terceira posição-, foi ocupar pela primeira vez um pódico de uma WTS com o tempo 01:43:12, f

Vasco Vilaça ficou no 19.º lugar, iniciando desta forma o Circuito Mundial no top 20, a 1’56’’ segundos do vencedor, com o tempo de 01:44:50.

João Silva não se sentiu em condições para continuar acabando por desistir na terceira volta de ciclismo.

Na prova feminina, Helena Carvalho alinhou com as melhores atletas do ranking mundial, entre elas a norte americana Katie Zaferes, Campeã do Mundo em 2019. Helena Carvalho conseguiu uma excelente performance na natação sempre na frente do segmento, saindo da água em segundo lugar colada à Zaferes, a primeira atleta a terminar. Helena posicionou-se no grupo da frente do ciclismo, mas o grupo perseguidor acabou por alcançar as atletas que seguiam na frente. Duas atletas começaram a destacar-se no segmento de corrida: a norte americana Taylor Knibb e a holandesa Maya Kingma. Com uma corrida muito forte e sem dar hipótese às outras atletas em prova, Kinbb conquistou a vitória com 01:54:27, acabando a holandesa Maya Kingma por ficar na terceira posição com 01:55:05 e com Summer Rappaport, a repetir a proeza conquistada nesta competição em 2019, subindo ao pódio na segunda posição com 01:54:57.

Helena Carvalho terminou na 36.ª posição com 01:59:39

Veja todos os resultados da prova masculina aqui

Veja os resultados da prova feminina aqui

A Taça do Mundo de Lisboa, que se realiza nos dias 22 e 23 de maio, conta uma start list de luxo

A próxima etapa de qualificação realiza-se em Lisboa já na próxima semana com a Taça do Mundo de Lisboa, dias 22 e 23 de maio, evento que recebe também o Evento de Qualificação de Estafetas Mistas no dia 21 de maio, visite o site aqui

No Campeonato do Mundo de Paratriatlo, Filipe Marques alcançou um excelente 4.º lugar, o que revela bons indicadores para uma eventual qualificação olímpica.

Outras competições de qualificação olímpica:

Taça do Mundo de Arzachena, 29 e 30 de maio, Itália

Campeonato do Mundo de Leeds, 5 e 6 de junho, Inglaterra

Taça do Mundo de Huatulco, 12 e 13 de junho, México

Mais informações em www.federacao-triatlo.pt ou www.triathlon.org