Realizou-se hoje a Conferência de Imprensa da 17ª Edição do Triatlo Internacional de Quarteira Carlos Gravata.
Marcaram presença algumas entidades envolvidas na prova como o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e o Vice-presidente do Município de Loulé, Pedro Pimpão. O impacto que estes eventos alcançam, nomeadamente o triatlo, é positivo para o turismo, para a região e para os próprios munícipes, que apreciam visitas, sobretudo numa altura em que o sol já costuma espreitar, mas que não existem ainda as ‘enchentes’ de verão. Para os visitantes, entre atletas, acompanhantes, famílias e staff envolvido na prova, podem desfrutar de boa gastronomia, praia e outras atividades já que Quarteira e as outras localidades circundantes apresentam excelentes condições para o desporto e lazer.
Alguns dos triatletas que amanhã irão disputar uma das taças de triatlo mais competitivas do panorama europeu foram também convocados para esta conferência e partilharam connosco as suas expectativas para a prova.
A Taça da Europa de Elites, que irá decorrer amanhã 24 de março em Quarteira, inicia com a elite feminina às 13h45 e termina com a competição de elite masculina que irá partir às 16h30.
De recordar que se encontram 26 nacionalidades em prova, 108 triatletas da elite nacional e internacional, num panorama muito competitivo, a começar pelos atletas presentes nesta conferência.
Melanie Santos falou-nos das suas expectativas…
Entre os triatletas presentes estiveram Melanie Santos, que já venceu a Taça de Quarteira, como júnior em 2012, foi 6ª em 2015 e 8ª em 2017. A triatleta está a crescer e a evoluir no triatlo, e prova disso foi um excelente 5º lugar na WTS, a prova inaugural do campeonato do mundo.
«O meu objetivo é dar o meu melhor, já fiz várias vezes esta prova e sei como gerir o esforço competitivo. Obviamente que vou tentar lutar pelo pódio, é para isso que cá estou, mas é ainda das primeiras provas da época, vamos ver como vai correr.», disse a triatleta.
Miguel Arraiolos foi 9º na Taça de Quarteira 2017
Outro triatleta também convocado para a conferência foi Miguel Arraiolos, atleta olímpico em 2016 no Rio de Janeiro, foi 9º o ano passado nesta prova e iniciou bastante bem a temporada com um segundo lugar na Taça Continental de Havana, em Cuba, numa estratégia concertada.
«Gosto muito desta prova, já perdi a conta das vezes em que participei nela, vou tentar um dos lugares da frente como é óbvio, mas esta é uma prova muito competitiva. Conheço o percurso de trás para a frente o que é sempre positivo, assim como a presença do público que é também muito motivante.», declarou Miguel Arraiolos.
Quase totalista na Taça de Quarteira, Gil Maia é um dos triatletas mais experientes desta competição
O triatleta português Gil Maia esteve também presente na conferência de imprensa, já que o triatleta participou oito vezes nesta competição, comparecendo em quase todas as Taças da Europa, uma prova que existe desde 2009.
«Tinha que vir a esta prova, é uma competição importante em Portugal, com um panorama competitivo elevado e é sempre experiência que se adquire. Costuma estar um tempo maravilhoso, aproveitamos o que o nosso país tem para oferecer . A experiência da prova dá-me segurança, vou tentar dar o melhor», afirmou Gil Maia.
Ficou em terceiro em 2017, vai dar tudo para ser o primeiro na Taça da Quarteira, mas quer desfrutar do percurso…
Dorian Coninx, de nacionalidade francesa, ficou em terceiro lugar o ano passado, num emocionante final ao sprint com Uxío Abuín Ares, espanhol, e com o triatleta João Pereira, que acabou por ganhar a prova. O atleta, que é também campeão nacional de França, tem sido uma presença regular nesta Taça da Europa.
«Já ganhei esta competição, o ano passado fui terceiro e por isso obviamente que a minha intenção é ganhar, mas claro que o quadro competitivo é elevado e estamos no início da época, por isso quero principalmente desfrutar da prova e divertir-me. Serve sobretudo como preparação, mas claro que vou tentar lutar para a vitória», afirmou Dorian.
Ao todo irão realizar-se três provas, no dia 24 de março tem lugar a Taça da Europa (Elites) e no dia 25 de março acontece a Taça da Europa de Juniores e a Taça de Portugal. A Taça de Europa de Elites terá a distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km de corrida), e a Taça da Europa de Juniores e a Taça de Portugal serão realizadas na distância sprint (750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km de corrida). De salientar a crescente participação na Taça de Portugal, que esgotou inscrições, batendo o recorde de participantes com cerca de 500 inscritos.