Com o objetivo de continuar a acompanhar a evolução dos jovens atletas, a Federação de Triatlo de Portugal está a dar continuidade ao Controlo de Treino. No fim de semana de 9 e 10 de fevereiro decorreu o Controlo de Treino nas regiões de Lisboa, Porto, Madeira e Algarve destinado aos escalões de juvenis, cadetes, juniores e Sub-23.
Neste controlo de treino aplicou-se uma bateria de testes com o objetivo de monitorizar os indicadores de performance dos atletas nos diferentes segmentos da modalidade.
Locais do Controlo de Treino
Na região de Lisboa, o Controlo de Treino foi coordenado por António Fortuna e a natação foi realizada na Piscina Municipal de Barcarena, o atletismo no Centro de Alto Rendimento do Jamor e o Ciclismo junto às Piscinas do Jamor; na região sul, o responsável foi Nelson Mestre, com o controlo de treino a decorrer no Complexo de Piscinas Municipais de Quarteira, e, finalmente, na região da Madeira, o responsável foi Victor Rodrigues (não se realizou na região norte por falta de inscritos).
Este evento foi aberto aos atletas dos escalões de Juvenis a Sub-23 que já representaram as Seleções Nacionais ou que têm alcançado resultados de destaque nas épocas desportivas anteriores. O facto de serem testes muito acessíveis e de fácil aferição permitem a avaliação de um grupo alargado de triatletas.
Devido a uma parceria que a FTP estabeleceu com a NHT, que são os representantes da Wahoo Fitness em Portugal, na região de Lisboa conseguiu concretizar-se o controlo de treino no segmento de ciclismo, já que a marca disponibilizou dois rolos de treino (Wahoo KICKR Power trainer) onde se efetuaram as avaliações deste segmento.