Disputou-se este sábado, a 3ª etapa da Taça de Portugal em Cuba. A prova teve como vencedores David Luís e Alexandra Santos do “Águias “de Alpiarça, respetivamente em masculinos e femininos.
Na prova masculina e no final do segmento de natação, Rui Tenrinho do “Águias” de Alpiarça , Miguel Tiago Silva e José Felício do Garmin Olímpico de Oeiras, Diogo Silva e David Luís do “Águias” de Alpiarça, foram os primeiros a chegar ao parque de transição, para iniciarem o segmento de ciclismo. Durante o segmento de ciclismo, vários pequenos grupos juntaram-se, tendo chegado ao parque de transição, situado em Cuba, um numeroso grupo de atletas. Os atletas David Luís do “Águias”, José Cabeça do Kainagua e Luís Carlos Lopes do G.D.R Manique de Cima foram os primeiros a iniciar o segmento de corrida.
Na corrida, David Luís do “Águias” de Alpiarça , Luís Pedro Ferreira do Alhandra Sporting Clube e Duarte Brás do Garmin Olímpico de Oeiras demonstraram ser mais fortes que os restantes atletas e terminaram a prova, respetivamente em 1º com o tempo de 00:53:51, 2º em 00:53:53 e 3º lugar com 00:53:57 .
David Luís considerou que foi na corrida onde se sentiu determinado e focado a ganhar, afirmando que ” tive um problema físico, não estava com andamento e habituado a correr. No entanto, quis provar o que estava a correr. Foi uma boa prova, fiquei contente. Quis lembrar às pessoas e ao Selecionador Nacional que estou pronto para tudo”. conclui.
Já o atleta do Alhandra Sporting Clube, Luís Pedro Ferreira declarou que, “a natação não correu bem, mas não desanimei de forma alguma. Trabalhámos forte para apanhar o grupo da frente e penso que, esse desgaste refletiu-se um pouco na corrida. Tentei esticar no inicio para surpreender os adversários, mas na entrada para a segunda volta quebrei bastante, não consegui manter o ritmo e fui apanhado pelo David, que esticou no final. Já não tive pernas, dei tudo, mas arrisquei no inicio da corrida e foi fatal. No entanto, estou bastante satisfeito“, termina dizendo.
O terceiro classificado do Garmin Olímpico de Oeiras, Duarte Brás, afirmou que “estive parado duas semanas por causa de uma queda no ciclismo e o 3º lugar já foi uma grande surpresa, não estava à espera, foi muito bom”. O atleta sentiu-se mais forte na corrida. “Consegui ir com os atletas que estavam na frente e penso que foi aqui que fez toda a diferença”.
Na prova feminina, no segmento de natação, Helena Carvalho saiu em primeiro lugar seguida de Sara Tenrinho, Alexandra Santos e Luísa Condeço, atletas do “Águias” de Alpiarça, que conquistaram alguma vantagem relativamente às restantes atletas. Na chegada ao parque de transição para darem início ao segmento de corrida, as atletas Alexandra Santos, Sara Tenrinho, Luísa Condeço, Helena Carvalho do “Águias” de Alpiarça e Madalena Almeida do Teleperformance “Os Belenenses”, foram as mais rápidas a sair do parque de transição, mas foram Alexandra Santos, Madalena Almeida e Helena Carvalho que acabaram por chegar à meta respetivamente em 1º, 2º e 3º lugar.
O pódio no género feminino ficou composto pela atleta Alexandra Santos com o tempo de 01:00:43. Em 2º lugar Madalena Almeida em 01:00:45, logo seguida da atleta Helena Carvalho com o tempo de 01:01:42.
O pódio no género feminino ficou composto pela atleta Alexandra Santos com o tempo de 01:00:43. Em 2º lugar Madalena Almeida em 01:00:45, logo seguida da atleta Helena Carvalho com o tempo de 01:01:42 .
A atleta vencedora afirma que “senti-me bem, com boas sensações. A natação foi totalmente à morte, saí no grupo. No ciclismo. tive sorte porque tive com as minhas colegas de equipa, o que ajudou muito e na corrida foi dar o que tinha até ao final”, conlui.
Madalena Almeida, sentiu que “no parque de transição baralhei-me um bocadinho e tive que começar mais rápido para apanhar a Alexandra, mas faltou-me força no fim” A atleta, vai competir na Taça da Europa na Áustria no final do mês e tem como objetivo fazer o melhor resultado possível.
A fechar o pódio, a atleta Helena Carvalho, “não estava a contar com mais do que isto. A natação correu bem, no ciclismo descolei uma vez , mas fiquei feliz por ter chegado com as minhas colegas. Na corrida foi melhor do que estava a contar”, termina dizendo.
Na classificação por equipas masculinas, o Garmin Olímpico de Oeiras, alcançou o 1º lugar com os atletas Duarte Brás, Tiago Fonseca e José Felício. O Alhandra Sporting Clube com Luís Pedro Ferreira, Nuno Ribeiro e Miguel Fortunato, alcançou o 2º lugar. Em 3º lugar ficou o “Águias” de Alpiarça, com os atletas David Luís, Tomás Azevedo e Nuno Lima.
Na classificação por equipas femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo “Águias” de Alpiarça com as atletas Alexandra Santos, Helena Carvalho e Luísa Condeço. O Alhandra Sporting Clube com Ana Filipa Ferreira, Sofia Hipólito e Ana Filipa Sampaio alcançou o 2º lugar. No último lugar do pódio, ficou o Sporting CP, equipa constituída pelas atletas Inês Oliveira, Ana Casteleiro e Mónica Vera Cruz .
Consulte os resultados da Taça de Portugal aqui.