Os Jogos do Mediterrâneo realizam-se em Tarragona, na Catalunha, entre 22 de junho e 1 de julho de 2018.
A comitiva portuguesa de triatlo, com quatro triatletas em prova, alinhou hoje à partida das competições. Na prova feminina estavam Melanie Santos e Gabriela Ribeiro e na prova masculina marcaram presença João Pereira e João Silva.
Melanie Santos, do Sport Lisboa e Benfica, ganhou a competição, obtendo assim a primeira medalha de ouro dos Jogos do Mediterrâneo para Portugal. A triatleta referiu que a prova correu muito bem, de modo muito tranquilo: «Foi uma competição muito rápida, em que me senti muito bem, saí no primeiro grupo da natação, em 3º, e tentei um ciclismo forte. Foi neste segundo segmento que fiquei só eu e a triatleta espanhola.»
Melanie conseguiu mesmo ganhar vantagem no ciclismo, de tal forma que deixou para trás a espanhola, acabando por pedalar sozinha durante metade do percurso. «Entrei na corrida já com algum avanço, estava um bocado de vento, mas senti-me bem e ganhei com alguma vantagem». A triatleta lusa ficou satisfeita com os resultados, mas já está com o foco na Taça do Mundo da Hungria, a sua próxima prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Melanie Santos venceu com a marca de 1:04:52, seguida da espanhola Anna Godoy Contreras 01:06:34 e de Cecilia Santamaria Surroca, com 01:06:52 também de nacionalidade espanhola.
Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club, conquistou a quarta posição com 01:07:28, e ficou contente com a sua prestação. A atleta de apenas 17 anos saiu em segundo lugar da natação, mas não conseguiu acompanhar a sua compatriota Melanie – que pedalou sozinha-, posicionando-se no grupo perseguidor de ciclismo. «O ciclismo da Melanie foi agressivo, mas dei tudo por tudo, estive ali a par e passo com a terceira e fiquei em 4º que foi muito bom», conta-nos a jovem triatleta.
Na competição masculina João Pereira foi o primeiro a chegar à meta, conquistando assim a medalha de ouro. « A prova correu muito bem, estou muito contente, principalmente porque voltaram as boas sensações depois deste interregno competitivo!»
O triatleta do Benfica abordou a natação forte de modo a ficar bem posicionado e fazer uma transição mais tranquila. «Fiquei inserido num grupo da frente do ciclismo, um trajeto duro, com adversários fortes. Depois fiz a corrida com mais dois triatletas espanhóis, num percurso com duas voltas, muito plano e rolante, que iniciava contra o vento. Assim que pude aproveitei a oportunidade para acelerar o passo e, sensivelmente a 1500 metros da meta, descolei e tentei correr mais forte para conquistar o primeiro lugar, o que acabou por acontecer». João Pereira mostrou-se muito satisfeito com a sua prestação, depois da breve interrupção para recuperar de uma lesão ligeira.
Joao Pereira venceu a prova com o tempo 00:57:28, com o espanhol Antonio Serrat Seoane em segundo com a marca de 00:57:45. Na terceira posição, também de Espanha, ficou Antonio Benito Lopez, com 00:57:57.
João Silva teve um furo na bicicleta e acabou por ficar afastado dos primeiros lugares, na décima posição.
Esta é uma competição multidesportiva organizada dentro movimento olímpico, com o reconhecimento do Comité Olímpico Internacional (COI), em que participam os países banhados pelo Mediterrâneo. Apesar de Portugal não ser banhado pelo referido mar, o nosso país participou pela primeira vez nesta competição, representando 29 modalidades das 33 presentes. Os Jogos do Mediterrâneo têm a duração de 10 dias, contando com a presença 4000 atletas de 26 países.