A participação da selecção nacional de Triatlo na Taça do Mundo, que decorreu na madrugada de sábado, na China, na localidade de Chengdu, decorreu dentro das expectativas iniciais, com os nossos atletas a conseguirem classificações que não sobressaem mas não desiludem. O melhor atleta português na elite masculina foi Alexandre Nobre, que se classificou no 33º lugar da competição, cumprindo o percurso em 01:48:04.
Numa prova ganha pelo experiente Ryan Fisher, o atleta australiano gastou na sua prova 01:46:07, tendo superado por um segundo o atleta do Azerbeijão Rostyslav Pevtsov, numa luta que durou quase todo o percurso.
Aliás, a prova acabaria por ficar decidida no segmento de corrida, depois da chegada de um grupo compacto de atletas ao último parque de transição. Nesse grupo estavam os triatletas portugueses.
Mais atrás, no pelotão, o resto dos atletas portugueses, como Miguel Arraiolos que se classificou no 46º, com o tempo acumulado de 01:49:10 e Filipe Azevedo, recentemente vencedor do Europeu de sub-23 em Duatlo, que obteve o 48º lugar da classificação, com mais oito segundos do que Miguel Arraiolos.
Ainda destaque para a prova de Pedro Mendes, que foi o segundo melhor no segmento de natação, mas acabaria por terminar na 67ª posição, com o tempo acumulado de 01:52:55.
O quarto atleta português que completava a delegação portuguesa que se deslocou à China, Pedro Palma, não completou a prova devido a uma lesão que uma ferida no pé lhe provocou.
(foto ITU)