Gabriela Ribeiro foi terceira classificada na Taça da Europa de Triatlo do Funchal. A jovem internacional portuguesa esteve entre as melhores triatletas da Elite feminina na etapa madeirense da competição e disputou os lugares cimeiros ao longo de toda a prova. Sendo destronada apenas pela vencedora, a britânica Beth Potter, e pela segunda classificada, a austríaca Therese Feuersinger.
Na frente feminina foram várias as triatletas portuguesas que marcaram presença na competição e mostraram qualidade para enveredar as cores nacionais. Helena Carvalho liderou a prova durantes os momentos iniciais e, mostrando o seu enorme valor na água, foi a primeira mulher a completar os 750m de natação que compuseram o primeiro segmento da prova. A poucos segundos de Carvalho surgia Gabriela Ribeiro que, igualmente com uma boa natação, garantiu presença no exclusivo lote de triatletas que formou o primeiro grupo de ciclismo. Após a conclusão dos rápidos 20km de segmento as perseguidoras não foram capazes de anular a desvantagem para o grupo da liderança, tendo o mesmo chegado isolado à segunda transição. Durante a corrida final de 5km, Gabriela Ribeiro manteve a vontade e determinação de conseguir um bom resultado para Portugal e cortou a meta com o terceiro melhor tempo. Helena Carvalho acusou o desgaste do fim de semana anterior aquando da disputa do Campeonato do Mundo da modalidade e concluiu a prova num honroso 10º lugar.
A competir no principal grupo perseguidor, Madalena Amaral Almeida, foi a segunda melhor portuguesa em competição. Com um excelente registo na corrida a triatleta lusa conquistou o 5º lugar na prova. Andreia Ferrum foi 17ª, Mariana Vargem 23ª, Rita Fardilha terminou no 25º lugar, Ana Ramos foi 26ª, Liliana Alexandre completou a prova na 27ª posição e Carolina Serra na 28ª.
Na frente masculina também foram muitos os portugueses em ação. Pedro Afonso Gaspar foi o primeiro a destacar-se ao liderar a natação em parceria com o poláco Michal Oliwa. Ao longo do rápido e intenso segmento de ciclismo formou-se um grande grupo na frente da prova onde integraram os principais nomes candidatos à vitória e onde pudemos encontrar mais alguns triatletas portugueses. Alexandre Nobre, o melhor entre eles, concluiu a competição no 10º lugar, liderando a comitiva portuguesa durante os 5km finais. João Ferreira cortou a meta a apenas 5 segundos de Nobre, no 11º posto. Ricardo Batista foi 14º e José Vieira, ainda dentro do top20 da Elite masculina, foi 18º.
Pedro Afonso Gaspar, com uma corrida menos conseguida, terminou a prova na 27ª posição. Entre os outros nomes portugueses em prova Luis Lopes cortou a meta na 39ª posição, André Dias foi 41º, Luis Pedro Ferreira foi 46º, Tiago Pinto concluiu no 49º lugar, Diogo Nóbrega no 52º, Nuno Ribeiro foi 55º e Gil Maia completou a prova no 58º posto. Tiago Fonseca foi forçado a abandonar, não concluindo a competição.
A etapa funchalense da Taça da Europa de Triatlo foi disputada durante a tarde de hoje, 23 de Setembro, e trouxe triatletas de todo o mundo para a disputa de importantes pontos internacionais. Ficou marcada pela competição intensa e pela beleza da paisagem natural do Funchal, oferecendo a possibilidade de competir num cenário único que reuniu as melhores condições possíveis para a disputa de competições internacionais de triatlo.
Fotografia: ETU