Gillian Sanders , a atleta sul africana e o francês Dorian Coninx foram os grandes vencedores da Taça da Europa de Quarteira 2015 , disputada este sábado.
A competição feminina iniciou-se este sábado pelas 13.45 com a participação de 42 atletas, algumas das quais, da Seleção Nacional. O primeiro segmento, 1,5km de natação(duas voltas de 750m) foi bastante duro. A ondulação que se levantou ao final da manhã devido ao vento sul, acabou por dificultar a tarefa destas triatletas que tiveram algumas dificuldades em sair da água. Zsanett Horvath (Hungria) foi a primeira atleta a concluir os 1500 metros de natação e a entrar no parque de transição, logo seguida de várias atletas, nomeadamente Melanie Santos.
No inicio do segmento de ciclismo a atleta húngara isolou-se e apesar da dificuldade causada pelo vento, permaneceu isolada durante 3 voltas. Altura em que viria a ser apanhada pelo grupo perseguidor, no qual se incluía Melanie Santos.
Um terceiro grupo encabeçado por Gillian Sanders , no qual seguiam também as atletas portuguesas Ana Ramos, Sara Tenrinho e Andreia Ferrum trabalhou forte para tentarem alcançar o grupo da frente. A junção viria a acontecer ainda antes do final do segmento de ciclismo.
Com um percurso não muito difícil, mas com uma subida acentuada e o forte vento que se fazia sentir, quebrou as pernas a quem não soube controlar o esforço.
Na saída do parque de transição, Gillian Sanders, Petra Kurikova, Leonie Periault, Audrey Merle e Melanie Santos , foram as mais rápidas isolando-se das restantes. Estas viriam a ser alcançadas pela atleta Heather Sellars.
A atleta sul africana veio a confirmar o favoritismo que lhe era apontado, cortando a meta em 1º lugar com o tempo de 02:04:21 , apesar da forte oposição da francesa Audrey Merle apenas a 5 segundos. Em 3º lugar, Heather Sellars conclui a sua prova com o tempo de 02:04:55.
No setor masculino, a partida foi dada às 16h30. Durante os 1500 metros do segmento de natação, os franceses Dorian Coninx, Aurelien Raphael e Raoul Shaw assumiram a liderança, chegando isolados ao parque de transição. Pouco depois, chegavam os atletas da seleção nacional, Rui Tenrinho, Filipe Azevedo e Pedro Mendes.
Muito rotinados nestas competições e com um forte segmento de ciclismo, os três franceses rapidamente trabalharam em equipa para se manterem isolados na frente. O grupo perseguidor, e apesar do esforço de alguns atletas, foi gradualmente perdendo tempo para o trio francês.
À entrada para a última volta, o terceiro grupo veria o seu esforço recompensado ao alcançar o segundo grupo, criando assim o enorme pelotão com que chegaram à transição.
Coninx, Raphael e Shaw chegaram ao parque de transição isolados do pelotão perseguidor para darem inicio aos 10km de corrida final. Dorian Coninx rapidamente se isolou, vantagem que foi dilatando ao longo da corrida.
Durante a corrida, o atleta da GBR Mark Buckingham, vindo do grupo perseguidor conseguiu alcançar dois dos atletas franceses, dando o seu melhor, conseguindo alcançar o 2º lugar da classificação geral.
Dorian Coninx alcançou o primeiro lugar com o tempo de 01:47:56, seguido do Mark Buckingham que terminou em 01:48:54. Aurelien Raphael, vencedor das duas últimas edições da Taça de Europa de Quarteira, fechou o pódio e terminou a sua prova com 01:49:05.
Entre os portugueses o melhor viria a ser Filipe Azevedo na 21ª posição, seguido de Rui Tenrinho e de David Luís ambos dentro do top 30.
O dia foi intenso com muita competição, com os melhores atletas nacionais e internacionais, mas as condições climatéricas foram pouco favoráveis com vento forte e frio, no entanto, a prova foi um sucesso.