Realizou-se dia 19 de outubro de 2019 a Taça do Mundo de Triatlo de Tongyeon, na Coreia do Sul
Pela primeira vez numa Taça do Mundo participaram mais atletas femininas do que masculinos, com uma comitiva lusa de três mulheres e um homem: Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho e João Pereira.
O único triatleta nacional em prova saiu na natação sensivelmente no 30.º lugar num grupo muito compacto. Integrou o segundo grupo de ciclismo que rapidamente apanhou os quatro fugitivos de triatletas que seguiam na frente da prova. Foi neste segmento que Pereira se destacou dos outros elementos, assumindo a liderança isolado dos restantes. Pereira arriscou nesta altura para ganhar distância para os outros triatletas em prova. «Tentei ser ativo no ciclismo, ganhar vantagem para o grupo, mas acabei por ser apanhado pelos outros».
Pereira saiu forte para o último segmento da corrida, com uma boa sensação de início e hipótese de alcançar o pódio, «mas nos últimos mil metros percebi que não iria conseguir e quando ‘larguei’ o pódio ainda fui passado por dois atletas».
O triatleta faz um balanço positivo: «Estou satisfeito com o resultado desta competição, uma prova em que sofri muito e onde percebi que ainda há muito trabalho por realizar. Por outro lado, foi o meu melhor resultado aqui na Ásia, uma experiência que serviu também para rolar, demonstrando que existem boas probabilidades de alcançar boas classificações nesta região».
No mesmo dia João Pereira e os restantes triatletas viajaram para o Japão onde Pereira «acredita que poderá conquistar um bom resultado».
A vitória desta competição pertenceu ao americano Matthew McElroy, que venceu pela primeira vez uma Taça do Mundo, terminado com o tempo de 00:51:25, com vantagem de 17´´ para o triatleta português.
Na prova feminina, Melanie Santos foi a primeira triatleta nacional a cortar a meta na 30.ª posição, com mais 1’57’’ que a vencedora Sandra Dodet, que veio a disputar a primeira posição com a japonesa Ai Ueda, mas Dodet revelou-se mais forte na última parte da corrida.
A jovem Gabriela Ribeiro alcançou o 39.º lugar, enquanto que Helena Carvalho ficou no 51.º lugar.
Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho e João Pereira marcarão presença na Taça do Mundo em Miyazaki que se realiza no dia 26 de outubro, a última competição da época 2020.