Decorreu esta noite, pelas 23 horas portuguesas, a última etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo no escalão Elite masculinos. João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos foram os convocados para representar Portugal e procurar a melhor classificação possível para as nossas cores.

À partida para a competição o melhor classificado Luso no ranking do circuito era João Pereira. Numa época em que já contava com quatro classificações no top10 em provas do Campeonato do Mundo, e sem descurar o grande valor e talento apresentado por João Silva e Miguel Arraiolos, podemos dizer que seria o favorito entre os atletas da formação lusa a aspirar a um grande resultado nesta competição.

Ao final do segmento de natação o melhor atleta luso na disputa pela prova era João Silva que saiu integrado no primeiro grupo de ciclismo. João Pereira seguia a cerca de 15 segundos num segundo grupo, enquanto Miguel Arraiolos, um pouco mais atrasado, vinha no grupo do Sul-Africano Richard Murray que chegou a rolar a cerca de 50 segundos da frente da prova. No entanto, acabou por acontecer o habitual em provas deste circuito e o início da corrida foi feito por um pelotão composto por quase todos os atletas em competição. João Pereira conseguiu bater-se com os melhores e alcançou o 9º lugar na classificação. Feito que lhe garantiu a manutenção do 8º lugar no ranking WTS. É um grande resultado e classificação para o Triatlo Nacional. Sendo esta a 4ª melhor classificação lusa de sempre desde que o Campeonato do Mundo é disputado neste formato.

João Silva terminou a prova na 23ª posição, garantindo o 27º lugar no ranking final do Campeonato do Mundo. Miguel Arraiolos terminou na 36ª posição conseguindo alcançar a sua segunda melhor classificação de sempre no ranking através do 43º lugar.

A vitória na etapa coube a Mario Mola que triunfou sob o seu conterrâneo Javier Gomez e o Sul-Africano Richar Murray. Sendo assim, o título de Campeão do Mundo de Triatlo é mais uma vez entregue a Javier Gomez que consegue, pela primeira vez na história da modalidade, ser coroado pela quinta vez na sua carreira. Seguem-se no pódio final do mundial o espanhol Mario Mola, segundo, e o francês Vicent Luís, terceiro.

Na sexta-feira passada, também em Chicago, decorreu a prova do Campeonato do Mundo no escalão Júnior feminino. Numa prova em que as atletas foram desafiadas pelas más condições climatéricas, entraram em competição duas atletas lusas. Alexandra Santos foi a melhor representante Nacional e conseguiu o 38º lugar. Madalena Almeida foi forçada a desistir após o segmento de natação. De reforçar a juventude das atletas e esta ser uma das suas primeiras experiências internacionais a este nível.

No final destes Campeonatos do Mundo de Triatlo, Portugal sai com uma muito boa prestação em termos colectivos. Consegue alcançar o Top8 no mundial de Elites, um pódio no escalão Sub23 e manter-se como uma das melhores 8 nações a nível mundial.