Realizou-se a 26 de outubro a Taça do Mundo de Miyazaki, última prova internacional da época 2019 dos nossos triatletas A competição na distância olímpica contou com a participação de três triatletas femininas – Melanie Santos, Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho e um triatleta masculino – João Pereira. Os nossos triatletas estavam motivados e com alguma expetativa em relação aos resultados, principalmente Pereira que tinha obtido na semana passada um 6.º lugar na Taça do Mundo da Coreia do Sul.
Num percurso com uma natação difícil com mar ondulado, o triatleta nacional saiu da água num lugar mediano, inserindo-se num dos grupos perseguidores do ciclismo, para realizar um trajeto de 40km com algumas voltas e retornos. João Pereira passou no parque de transição para a corrida no segundo grupo de ciclismo que incluía um grande número de atletas. O atleta nacional fez uma boa transição e foi conquistando posições no último segmento conseguindo passar a meta em sexto lugar.
Apesar da motivação anterior, e depois de uma semana complicada em que João Pereira se viu impedido de treinar durante uns dias por causa de uma virose, o triatleta alinhou à partida sem grandes expetativas: «Apesar de estar sem grande feeling antes da prova, fi-la bem e sempre a dar o máximo; na corrida houve um momento em que parecia que ainda era possível a luta pelo pódio, o que acabou por não se concretizar»
Vitória para o americano Matthew McElroy, que terminou a competição com 01:47:13, seguido de Eli Hemming, também dos EUA, com 1:47:40. O belga Jelle Geens fechou o pódio com 1:47:58.
João Pereira terminou a prova em 1:48:07, mais 54” que o vencedor. Com esta posição, o triatleta repete o resultado da semana passada, na Taça do Mundo de Tongyeong, que se disputou na distância sprint na Coreia do Sul.
«O balanço desta época é positivo, consegui regularidade nos resultados, embora nesta última prova não estivesse no máximo das minhas capacidades o que me deixa um sabor agridoce já que poderia ter sido melhor», comenta João Pereira, que diz também que ‘é altura de descansar, repensar a próxima época para melhorar o que falta.’
Na competição feminina as triatletas melhoraram as posições alcançadas na Taça do Mundo realizada na semana passada, com o 20.º lugar de Melanie Santos com 02:03:53, o 24.º de Gabriela Ribeiro com 02:05:17 e o 35.º lugar de Helena Carvalho com 02:07:46.
Ai Ueda, do Japão, venceu a competição, com 01:59:32, uma atleta que tinha alcançado a segunda posição na passada semana, na Taça do Mundo da Coreia do Sul. Claire Michel e Valerie Barthelemy, ambas da Bélgica, ficaram em segundo e terceiro lugar com os tempos de 01:59:39 e de 02:00:09 respetivamente.
A época do triatlo encerra mais uma época para os nossos atletas para regressar no início de 2020 para o último período de qualificação olímpica.