Os Jogos Olímpicos significam a expressão do atleta na sua plenitude.
Com o adiamento das próximas olimpíadas, previstas para julho de 2020, recordamos aqui a participação olímpica da nossa modalidade.
O triatlo é modalidade olímpica desde 2000 nos Jogos Olímpicos em Sidney, embora Portugal não tenha participado nesta edição.
Em 2004, o nosso país estreia-se nas olimpíadas, com Vanessa Fernandes a alcançar o 8º lugar na sua primeira participação.
Em 2008, foram três os atletas que participaram nos Jogos Olímpicos de Pequim: Bruno Pais, Duarte Marques e Vanessa Fernandes, com a triatleta Vanessa Fernandes a sagrar-se vice-campeã olímpica, com o tempo de 1:06.97.
Bruno Pais alcançou a 17.º lugar e Duarte Marques ficou na 44.ª posição.
A partir de 2008 começam a surgir novos nomes como João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos.
Em 2012, João Silva e Bruno Pais participaram nos Jogos Olímpicos de Londres com Silva a conquistar a 9.º posição e Pais a ficar em 41.º.
Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, João Pereira alcançou uma excelente 5.ª posição.
Participaram também nesta competição João Silva e Miguel Arraiolos.
Em 2020 iriam realizar-se os Jogos Olímpicos e a quinta participação de triatletas nacionais. Com o adiamento desta competição, e as restrições de treino no momento que vivemos, os nossos atletas focam-se agora numa preparação mais eficaz.
Esperamos em 2021 sentir a emoção da competição e todo o espírito de união e igualdade entre os povos que os Jogos Olímpicos representam. Boa sorte a todos!