A estafeta mista portuguesa de triatlo qualificou-se para Paris2024, assegurando desta forma a maior representação de sempre da modalidade em Jogos Olímpicos. Com esta qualificação, Portugal garante automaticamente a presença de dois homens e duas mulheres nas provas individuais. No caso feminino, é também a primeira vez que isso acontece na história do triatlo nacional.
“Sinto-me feliz, mas, acima de tudo, sinto-me feliz pela modalidade e pelos atletas que conquistaram este lugar. É um resultado histórico, ou é um momento histórico, qualificarmos quatro atletas. É inédito nesse sentido e, acima de tudo, porque temos igualdade nos Jogos, que era algo que nunca tinha acontecido. Já tínhamos tido três homens, dois homens e uma mulher. E, agora, finalmente, dois homens e duas mulheres e podermos alinhar na estafeta mista, é um grande orgulho”, enalteceu Sérgio Dias, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, em declarações à Lusa.
A World Triathlon deu como finalizado o processo de qualificação na sequência do cancelamento da prova de Abu Dhabi, devido ao mau tempo. Portugal garante assim o 9.º lugar do ranking na sequência da medalha de prata alcançada na última etapa, em Napier, Nova Zelândia.
Com lugares reservados às seis estafetas mais bem pontuadas no ranking, à exceção da França, Alemanha e Grã-Bretanha, já qualificadas, Portugal ficou com a sexta vaga, atrás de Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Itália.