Maria Tomé foi 11ª classificada em Paris, na sua estreia em Jogos Olímpicos, enquanto Melanie Santos terminou na 45ª posição.
Maria Tomé cumpriu os segmentos de natação (1.500 metros), bicicleta (40 quilómetros) e corrida (10 quilómetros) em 01:57.13 horas, a 2.18 minutos da francesa Cassandre Beaugrand. O pódio ficou completo com a suíça Julie Derron, medalha de prata, e a britânica Beth Potter garantiu o bronze.
No fina da prova, Maria Tomé estava radiante: “São os meus primeiros Jogos, queria mesmo era divertir-me e aproveitar a experiência. Mas o 11.º… não sei, não tenho palavras. Tive de sprintar ali no fim porque o desejo de acabar assim era o que mais queria”. A triatleta portuguesa foi ainda mais longe: “Acho que consegui inspirar muitas mulheres, era o meu grande objectivo ao participar nos JO, realizar os sonhos é possível”, concluiu em declarações à imprensa, no final da prova.
Melanie Santos, na segunda participação olímpica, alcançou a 45ª posição e apontou baterias para a estafeta, no próximo dia 5 de Agosto: “Foi um dia bastante duro. É óbvio que não foi a prova que eu queria, mas lutei até ao final. No dia 5 temos outra oportunidade com a estafeta. Tentei resguardar-me para agora preparar mentalmente para a estafeta e temos uma equipa bastante forte, por isso agora vai ficar nisso e seguir em frente. Foi um dia mau, não nos define. E agora vamos para a próxima”, resumiu.