José Estrangeiro e Sheila Marques venceram a primeira competição de 2016. O Centro Desportivo Nacional do Jamor foi palco da etapa inaugural da Taça de Portugal PORterra que juntou alguns dos melhores especialistas todo-o-terreno da modalidade.
Com partida e chegada assinaladas no Estadio Nacional, o percurso de corrida e ciclismo, sinuoso ao longo de toda a mata do Jamor e zonas circundantes, desafiou as capacidades de todos os duatletas que aceitaram o desafio da FTP.
No final do 5km de corrida, 14,5km de ciclismo e 2,5km de corrida o grande vencedor da competição foi José Estrangeiro. O atleta do Atlético C. P. foi o mais forte entre a concorrência, delegando para segundo lugar Claúdio Paulinho, SFRAA, e para terceiro David Coelho, também do SFRAA. Depois de uma excelente época competitiva em 2015 o Internacional português inicia a sua contagem de vitórias de 2016, deixando a expetativa de mais uma grande época.
A competição feminina fica marcada pela vitória de Sheila Marques. A atleta do Clube Olímpico de Oeiras destronou a concorrência, batendo Celina Carpinteiro, segunda classificada e atleta Individual, e Sónia Ramalho, Assoc. Mozinho Aventura, que garantiu a terceira posição final da competição.
Após esta etapa inaugural, a liderança da Taça de Portugal PORterra fica garantida pelo Clube Olímpico de Oeiras (femininos) e o SFRAA (masculinos). Seguidos pelos segundos classificados na etapa, o Assoc. Mozinho Aventura (femininos) e Clube Olímpico de Oeiras (masculinos). O terceiro lugar colectivo da competição foi garantido pelo C. T. Abrantes (femininos) e pelo G. C. A. Donas (masculinos).
A próxima competição do calendário Nacional de 2016 será o Duatlo de Rio Maior a 30 de Janeiro. Uma prova que será pontuável para o CN de Clubes e que irá apurar os campeões nacionais universitários de Duatlo de 2016.