O passado fim de semana foi marcado pelas competições internacionais de longa distância. Nomeadamente o campeonato do mundo de Ironman 70.3 (AUT) e o triatlo de Guadalajara (ESP). Em ambas as competições estiveram presentes e em destaque atletas nacionais.
No sábado realizou-se em Guadalajara (ESP) um dos mais míticos triatlos do cenário ibérico. O triatlo de Guadalajara é a prova mais antiga a ser disputada em solo espanhol e, nos últimos 13 anos, foi palco de 6 vitórias nacionais. A última das quais vencida pela primeira vez por José Estrangeiro.
Num dia marcado por condições extremas de calor e percursos acentuados nos segmentos de ciclismo e corrida, Estrangeiro foi o melhor entre um leque de excelentes triatletas de longa distancia, incluindo o vencedor das duas ultimas edições desta competição. Apesar de acabar de sair de um bloco de treino intensivo e encarar a prova apenas como mais um treino competitivo conseguiu fazer face aos precalços sentidos no inicio do dia e nunca baixou os braços frente à concorrência. Acabou por fazer valer a sua excelente capacidade de corrida e com o melhor parcial neste segmento isolou-se em 1º lugar delegando para 2º a cerca de 1min20seg Gustavo Rodriguez. Sem dúvida que para além de toda preparação para a prova, foi o seu discernimento e perseverança que o levaram ao lugar mais alto do pódio em mais um excelente dia para o triatlo Nacional e para a sua jovem carreira. Estrangeiro terminou os 1.9km de natação, 82km de ciclismo e 20km de corrida em 03:51:35.
No Domingo foi disputado, na Áustria, o campeonato do mundo de Ironman 70.3 (1.9km – 90km – 21km). A competição acolheu a disputa pelos títulos mundias de profissionais e de Age Group (escalões etários). No que toca a profissionais a prova foi ganha por Jan Frodeno em 03:51:19 que soma assim mais um título na sua carreira e solidifica a sua transição para a longa distância. O pódio foi completado por Sebastian Kienle (03:52:48) e Javier Gomez (03:55:05). No que respeita à representação nacional, as cores lusas estiveram em destaque nos vários Age Group. A assinalar os resultados de Mário Machado 3º classificado no AG 45-49 com 04:30:23 e de Miguel Fragoso 4º classificado no AG 50-54 com 04:39:27.
Foi um excelente fim de semana para os amantes do triatlo de longa distancia e para as cores nacionais.
Direitos de fotografia: picrun.es