Realizado passado sábado, dia 24, o Pure Triathlon 226 Marina D’or foi a primeira edição de uma prova de triatlo disputada no formato Ironman. Os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida desenrolaram-se no complexo turístico Marina D’or e em zonas da região espanhola de Valência.
José Estrangeiro alinhou à partida entre os cerca de 450 triatletas inscritos na competição. Desde cedo disputou os lugares cimeiros da prova e no inicio do segmento de ciclismo já era o líder da competição masculina. Foi capaz de segurar essa posição e ao final dos 180km já assumia uma vantagem de cerca de 9 minutos para o segundo classificado. Tendo ainda pela frente uma maratona, o jovem atleta do Garmin Olímpico de Oeiras procurou gerir da melhor forma possível a vantagem até final. Chegou mesmo a ser suplantado pelo espanhol Ivan Alvarez mas com a perseverança necessária mostrou, mais uma vez, qualidade e superação até ao final, conseguindo a vitória nesta primeira edição da prova. José Estrangeiro soma assim mais uma vitória esta época, tendo já confirmado a sua inegável qualidade enquanto triatleta de longa distância.
Ainda este fim-de-semana estiveram em ação outros quatro jovens triatletas nacionais em duas provas distintas. Miguel Arraiolos e David Luís procuraram em Tongyeong, Coreia do Sul, a sua última competição internacional da temporada. Com o azar a fazer parte da competição dos atletas lusos, não lhes foi possível terminar a prova. David Luís foi vítima de um acidente no percurso de ciclismo e Miguel Arraiolos não se sentiu em condições. O que acabou por ditar o destino das suas participações nesta etapa da Taça do Mundo de Triatlo. Em Catania, Italia, foram João Ferreira e Filipe Azevedo que procuraram a representação Nacional ao mais alto nível e terminaram as suas participações na prova da Taça da Europa de Triatlo no 18º e 28º lugar, respectivamente.