Alinharam à partida em Montemor-o-velho os candidatos aos títulos de campeões nacionais de triatlo de 2015. Mais uma vez com as previsões meteorológicas a não estarem do lado dos triatletas.
A competição masculina ficou marcada pela liderança da prova, desde os seus momentos iniciais, por parte de Pedro Gaspar (Portugal Talentus) e Rui Tenrinho (“Águias” de Alpiarça). Dominaram o segmento de natação e lançaram-se para a corrida com vantagem suficiente para se manterem confortavelmente na luta pelos lugares de pódio. Partindo com alguma desvantagem para o último segmento, João Ferreira (Garmin Olímpico de Oeiras) realizou o melhor parcial de corrida da prova e recuperou posições até ao segundo lugar da geral masculina. O título de Campeão Nacional de Triatlo em masculinos foi entregue a Pedro Gaspar. Rui Tenrinho segurou a última posição do pódio absoluto de 2015.
No sector feminino da competição a vitória foi conquistada por Liliana Alexandre. A triatleta do Sporting Clube de Portugal, à semelhança com o que aconteceu na prova masculina, liderou a competição desde os seus momentos iniciais, acompanhada de perto por Andreia Ferrum (“Águias” de Alpiarça) que se sagrou vice-campeã Nacional Absoluta. As duas jovens atletas partilharam o pódio com Ana Filipa Santos (“Águias” de Alpiarça) que alcançou o terceiro lugar da competição.