Os atletas Lisa Tersch (GER) e Ben Dijkstra (GBR) foram os vencedores juniores na Taça da Europa de Quarteira
Neste domingo, dia 22 de Março , foi a vez dos juniores femininos e masculinos entrarem em ação na Taça da Europa em Quarteira.
As atletas juniores femininas, representadas por 13 países, iniciaram a sua prova às 08:45 para um percurso de 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. No segmento de natação, Margot Garabedian (FRA) saíu para o parque de transição na liderança. No seu encalço, seguia um grupo de atletas que alcançou a atleta francesa no percurso de ciclismo, entre elas, Madalena Almeida que obteve um brilhante 9º lugar. Alexandra Santos, Carolina Serra, Rita Fardilha, Mafalda Costa, Ana Casteleiro e Eduarda Vidigueira surgiram nos restantes grupos que entretanto chegaram ao parque de transição. No início do segmento de corrida Lisa Tersch (GER) colocou-se na dianteira seguida de duas atletas francesas Emilie Morier , Jeanne Lehair e Madalena Almeida. Carmen Gomez, a atleta espanhola que viria a conquistar o 4º lugar, ainda tentou manter-se na disputa pelas medalhas mas não atingiu os seus intentos. Entretanto Tersch ia aumentando a sua distância relativamente às adversárias.
Lisa Terstch cortou a meta em 1º lugar com o tempo de 01:02:06. 30 segundos depois, Jeanne Lehair alcançou o 2º lugar com 01:02:37. Em 3º lugar, Emilie Morier conclui a sua prova com o tempo de 01:02:46, apenas a 10 segundos da segunda classificada.
A atleta portuguesa Madalena Almeida alcançou o 9º lugar, Alexandra Santos foi a segunda atleta portuguesa a cortar a meta em 27º lugar. A atleta caiu no ciclismo , mas rapidamente recuperou e fez uma excelente prova, mesmo magoada. As classificações das restantes atletas foram as seguintes: Carolina Serra (32º), Rita Fardilha (34º), Mafalda Costa (38º), Eduarda Vidigueira (44º) e Inês Batista Pereira em (51º).
Para a atleta alemã, “a prova de natação foi bastante boa e na bicicleta, o meu objetivo era não cair”. Terstch afirma que na corrida “tentei não ser apanhada por isso esforcei-me para correr isoladamente até ao final.”
Jeanne lehair afirma que “fiz uma boa corrida, senti-me bem e por isso tentei sempre superar-me para ficar entre as 3 primeiras”.
No ano passado, Emilie Morier esteve lesionada mas este ano sentiu-me bem e quis voltar a competir. Refere que, “agora é voltar às provas em força para conseguir boas classificações.”
Madalena Almeida afirma que na natação “foi tudo muito junto, mas consegui colar no grupo da frente. A corrida não correu tão bem como esperava, mas agora é para melhorar”. A atleta termina dizendo que ficou contente com o resultado, “foi positivo”.
Relativamente à prova de Juniores Masculinos, contou com 74 participantes. Na natação saíu um grupo compacto. Na saída do parque de transição para iniciarem o segmento de ciclismo, Lucas Jacolin (FRA), Omri Bahat (ISR) e Gonzalez Garcia foram os primeiros a sair. Durante o percurso de ciclismo formaram-se dois grupos, o primeiro com 34 atletas e o segundo com 23 atletas a 1’49” do primeiro pelotão. Entre ambos os grupos seguia um grupo de 4 atletas a 1’30” do primeiro. Divididos por ambos os grupos estavam a maioria dos atletas portugueses.
Na chegada ao parque de transição, eram muitos os atletas que tentavam chegar à frente para iniciarem o segmento de corrida, mas Jordan Hull (GBR), Lucas Jacolin (FRA), Tiago Leão e Miguel Silva foram os que mais se destacaram, sendo os primeiros a iniciarem o segmento de corrida. No entanto, a corrida acabou por ser dominada pelos atletas britânicos e franceses.
O pódio final ficou composto por Ben Dijkstra (GBR) que alcançou o 1º lugar em 00:55:47. 3 segundos depois terminou Lucas Jacolin (FRA) em 2º lugar com 00:55:50 . Em 3º lugar e a fechar o pódio, Maxime Hueber- Moosbrugger (FRA) completou a sua prova 00:56:06.
É de realçar também, a excelente prestação dos atletas da Seleção Nacional Tiago Leão e Tomás Azevedo com um 11º e 21º lugar respetivamente.
O vencedor da prova Ben Dijkstra diz-nos que “Foi uma prova dura, mas consegui manter-me forte. Tinha bons adversários, nomeadamente o Lucas. Mas estou muito contente com esta vitória, só quero fazer boas provas esta época e conseguir bons resultados”.
Lucas Jacolin considerou que a “prova correu muito bem, apesar de não ter estado bem na natação. Esforcei-me na bike e na corrida estive forte até ao final.”
Para Maxime Hueber Moosbrugger, as expetativas para esta prova foram boas. “Nadei bem, na bike foi duro, mas na corrida senti-me forte e acabei por alcançar o 3º lugar.” Afirma ainda que “Estou muito feliz, esta vitória é muito boa e dá-me força para tentar ter uma época bastante promissora”.
Tiago Leão, o atleta ainda junior, diz-nos que, “na partida consegui sair na frente, apesar de ter havido alguma confusão na primeira boia. Os da frente acabaram por ganhar tempo e só na 3ª volta do ciclismo é que consegui descolar-me e descontrair um bocadinho. Na transição para a corrida, consegui entrar no parque nos primeiros lugares e na corrida foi dar o máximo. Era o resultado que queria, ficar nos 10 primeiros”, conclui Tiago Leão.
Consulte os resultados finais das provas juniores femininas e masculinas