Realizou-se no dia 29 de junho o Triatlo Internacional de Holten, na Alemanha, que recebeu a Taça da Europa.
Esta prova contou com três atletas nacionais: Madalena Almeida, Vasco Vilaça e Ricardo Batista nadaram no lago de Domelaar e fizeram o circuito de ciclismo e corrida em Holten. Este triatlo é conhecido pelo excelente ambiente de público que recebe em festa os triatletas.
Esta foi uma prova de nível elevado, onde os nossos triatletas estiveram com bom nível, destacando-se Madalena Almeida pela boa gestão que fez da prova durante todos os segmentos e Ricardo Batista pela consistência.
Madalena Almeida fez um bom segmento de natação, um excelente segmento de ciclismo e controlou bem corrida, terminando numa ótima 5ª posição com o tempo de 01:02:20. A atleta do Clube de Natação Torres Novas participou com bastante ambição, pelas boas sensações da semana anterior, na Taça do Mundo de Antuérpia, onde um furo a tinha afastado da competição. «A natação não correu como queria, mas apanhei o primeiro grupo no início do ciclismo. Sabia que ia ser uma corrida dura devido ao calor, mas senti-me forte e fiquei muito satisfeita com o top 5», declarou Madalena.
A vencedora desta competição foi Lisa Tertsch, da Alemanha, com o tempo de 01:00:31, seguida de Pauline Landron que conquistou a segunda posição com 01:01:09 e a fechar o pódio ficou a francesa Mathilde Gautier com a marca de 01:01:43.
Na competição masculina, Ricardo Batista alcançou a 19º posição com três bons segmentos, completando a prova em 00:55:31.
Vasco Vilaça seguia no grupo da frente quando furou na bicicleta pelo que se viu forçado a abandonar a competição.
A vitória pertenceu ao alemão Lasse Nygaard-Priester que fez o tempo de 00:54:25, Max Neumann, da Áustria, ficou na segunda posição com 00:54:26, o alemão Jannik Schaufler fechou o pódio com 00:54:33.
Na Taça da Europa de Holten, na categoria júnior, obtivemos os seguintes resultados:
Mariana Vargem alcançou a 16ª posição, Maria Tomé conseguiu o 18º lugar e na competição masculina Afonso do Canto ficou em 29º lugar.
José Vieira não concluiu o segmento de corrida e foi DNF.
Boa sorte para as próximas provas.